Facchini

Scania pode reconquistar título de caminhão mais potente do mundo

Assim como no segmento de automóveis, existe também uma disputa entre os fabricantes de caminhões pelo título de modelo mais potente do mundo. E essa disputa é bem acirrada entre duas gigantes suecas, a Scania e a Volvo. 
Nos últimos anos essa disputa cresceu bastante entre as duas montadoras, quando em 2009 a Volvo apresentou o Volvo FH16 700, conquistando assim o título de caminhão mais potente do mundo. No ano seguinte, 2010, a Scania rapidamente recuperou o título ao apresentar o Scania V8 R730, 30 cavalos a mais que seu principal concorrente e que o consagrou como o caminhão mais potente do mundo. 
Mas em 2011, a Volvo surpreendeu a todos e apresentou ao mercado o Volvo FH16 750. Com 20 cavalos a mais que o rival sueco, rendendo a Volvo novamente o título de caminhão mais potente do mundo e permanece com o mesmo até os dias de hoje. 
Mas a posse desse título pela Volvo pode estar com os dias contados. Sabe-se que a Scania está preparando uma reformulação de toda a sua linha de caminhões. E diversos flagrantes dos modelos em testes feitos na Europa comprovam isso, inclusive alguns novos detalhes foram notados conforme mostrado aqui no Blog Caminhões e Carretas (leia aqui). A mais recente informação que circula na internet é um gráfico de torque/potência dos novos modelos Scania (confira abaixo), e traz informações sobre um possível Scania R780 equipado com um novo motor, o D16 106 780 Euro 6, superando assim o Volvo FH16 750 e trazendo de volta para a Scania o título de caminhão mais potente do mundo.
A confirmação dessas informações acontecerá apenas no lançamento da nova linha Scania, que ainda não tem uma data prevista. Estima-se que esse grande lançamento possa acontecer em 2016. Mas podemos ter certeza de que grandes novidades virão e que a disputa pelo caminhão mais potente do mundo continuará. 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA