Facchini

MAN lança o TGX D38 na Europa

A MAN apresentou na IAA 2014 o TGX D38, um caminhão de alto desempenho pensado para cumprir tarefas desafiadoras de transporte. O veículo conta com o recém-desenvolvido motor D38 com seis cilindros e 15,2 litros, que apresenta potências de 520, 560 e 640 cavalos.
O torque do motor é ideal para todas as proporções de eixos, desde os curtos para veículos de tração, até a mais alta rotação de engrenagens para caminhões de transporte de longas distâncias. Graças ao propulsor com turbo-alimentação de dois estágios, o torque máximo está disponível a 930 rpm, tornando o veículo ideal para uma condução eficiente de longa distância em baixas velocidades. Os torques máximos de 254,9 kgfm (520 cv), 275,3 kgfm (560 cv) e 305,9 kgfm (peso pesado 640 cv) estão inteiramente disponíveis em todas as marchas.


De olho na economia
Com o TGX D38, a MAN oferece o controle de cruzeiro EfficientCruise, controlado por GPS. O sistema reconhece aclives e declives à frente e calcula a velocidade mais econômica. O sistema, que o motorista pode ajustar para uma das quatro configurações dependendo do volume de tráfego, oferece um potencial de economia de combustível de até 6% para transportes de longa distância.
O TGX D38 se combina com a transmissão MAN TipMatic 2 em todas as versões do modelo. Ele também apresenta três novas funções: Speed Shifting, EfficientRoll e Idle Speed Driving, todas contribuindo para tornar o TGX particularmente eficiente. A Speed Shifting reduz as interrupções na tração devido à rápida mudança nas marchas 10 a 12. Em quase todos os estágios de rolagem, planos ou ligeiramente inclinados, o EfficientRoll, que é oferecido como alternativa para o EfficientCruise, economiza combustível ao colocar a caixa de câmbio em ponto morto. No tráfego “anda e para” e nas manobras, o modo Idle Speed Driving do D38 permite que ele ande graças ao alto torque na mais baixa velocidade e, portanto, também economiza combustível.
Ampla variedade
A gama está disponível com volante à esquerda ou à direita, em combinação com as cabines XL, XLX e XXL. Há também uma grande variedade de configurações de eixo para caminhões semirreboques e chassis para carrocerias.
Os clientes de caminhões reboque e de longa distância podem escolher semirreboques e chassis com suspensão 4x2 com feixe de molas/pneumática, ou o modelo com suspensão pneumática integral 4x2. Os três eixos permitem maior peso total no modelo 6x2 com eixos dianteiro e traseiro. Com o 6x4 com dois eixos tracionados, o TGX D38 oferece tração superior para semirreboques e chassis de tração.
Em longas distâncias ou em terrenos difíceis, o veículo tem capacidade de carga total de 40 a 44 toneladas. Com sua transmissão, o caminhão pode transportar pesos brutos de até 65 toneladas. Já em tráfego de tração com potência intensa, o MAN TGX D38 pode puxar até 90 toneladas com caixas de câmbio overdrive (OD) com os equipamentos corretos. Os veículos “peso-pesado” com quatro eixos são projetados como 8x4/4, com dois eixos traseiros acionados com duas unidades de embreagem conversora e caixas de câmbio OD para pesos brutos de até 250 toneladas.
O motor D38 com 640 cv é usado exclusivamente no transporte pesado. O novo MAN TGX 41.640 8x4/4 com quatro eixos combina o motor D38 e o MAN TipMatic 2 com a embreagem do conversor de torque padrão. Graças ao potente torque de 3.000 Nm, até transportes pesados de 250 toneladas podem ser movidos de maneira suave e possante. A embreagem do conversor permite manobras muito precisas em espaços apertados, em rampas e com cargas pesadas. 
FONTE: iCaminhões 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA