![]() |
| Farizon/Divulgação |
Com autonomia para até 300 km, novo comercial leve de 3,5 toneladas chega para ampliar a atuação da marca na logística urbana
A Farizon, marca de veículos comerciais de novas energias do Grupo Geely representada no Brasil pelo Grupo Timber, está ampliando linha de produtos no País com a chegada do F3E, novo comercial leve 100% elétrico desenvolvido para operações de distribuição urbana, logística de última milha e transporte de cargas nos centros urbanos.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 3.495 kg, capacidade de carga de até 1.740 kg e possibilidade de receber implementos com volume de até 15 m³, o F3E passa a ocupar uma nova faixa dentro do portfólio brasileiro da Farizon. O modelo se posiciona entre as vans elétricas V6E e SuperVan e o caminhão H9E, ampliando as alternativas da marca para empresas que buscam eletrificar suas operações de transporte e distribuição.
“O F3E chega para ocupar um espaço importante em nossa linha e ampliar as possibilidades de eletrificação para empresas de diferentes portes e perfis de operação. Estamos construindo no Brasil um portfólio capaz de atender desde as entregas urbanas mais leves até operações que exigem maior capacidade de carga, sempre com veículos desenvolvidos desde a origem para a propulsão elétrica”, afirma Rodrigo Pikussa, diretor executivo da Unidade de Veículos Elétricos do Grupo Timber.
A nova aposta da marca para o mercado brasileiro conta com motor elétrico integrado ao e-Axle traseiro, com potência máxima de 110 kW (150 cv) e 300 Nm de torque. Já a bateria de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4) de 72,84 kWh garante uma autonomia estimada entre 250 e 300 quilômetros. Destaca-se ainda dois modos de condução, Eco com velocidade máxima é limitada a 80 km/h, e modo Normal que chega a 90 km/h.
O novo Farizon F3E chega ao Brasil contando com um pacote completo de tecnologias que inclui, frenagem autônoma de emergência (AEB), alerta de colisão frontal (FCW) e alerta de saída involuntária de faixa (LDW). Frenagem eletro hidráulica (ESC+EHB), freio de estacionamento eletrônico (EPB), sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags para motorista e passageiro, quatro sensores traseiros de estacionamento, câmera de ré HD e sistema de iluminação full LED com DRL completam a lista.
Na parte interna o destaque fica para o painel LCD de 7 polegadas e central multimídia de 12,3 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e câmera de ré integrada, entradas USB-A e USB-C, tomada de 12 V, vidros elétricos e retrovisores externos com ajuste elétrico e aquecimento. O modelo também conta com sistema de acesso e partida sem chave, trava central das portas, ar-condicionado e aquecimento no volante.
Com garantia de três anos para o veículo e oito anos para as baterias, o Farizon F3E já está à venda no mercado brasileiro a um preço público sugerido de R$ 240.000,00.
