![]() |
| Divulgação |
Em parceria com SETCEPAR, Tic Transportes está investindo na formação e qualificação de novos motoristas para operações complexas
Em meio a crescente escassez de mão de obra no transporte rodoviário de cargas brasileiro, especialmente de condutores de veículos articulados, uma iniciativa criada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), em parceria com a TIC Transportes, se destacado pela formação e qualificação de motoristas carreteiros para atuação em operações mais complexas.
Na primeira edição, o projeto de recrutamento, seleção e capacitação voltado à formação de novos motoristas carreteiros, recebeu mais de 150 inscrições e foi estruturado para preparar profissionais que já possuíam CNH categoria E, mas ainda não tinham experiência prática na condução de carretas. Após as etapas de triagem, entrevistas e avaliação de perfil, os candidatos selecionados receberam treinamento teórico e passaram por cinco dias de atividades práticas.
Segundo Leonardo Pontes, responsável pelo recrutamento e seleção do SETCEPAR, a seleção foi pensada para ir além da análise da experiência anterior dos candidatos. “Como o objetivo do projeto era formar novos motoristas carreteiros, o foco da seleção foi identificar profissionais com potencial de desenvolvimento, e não apenas experiência na função”, explica. Aspectos como responsabilidade, comprometimento, disciplina, postura profissional e capacidade de seguir normas de segurança foram decisivos para avançar no processo.
Durante as entrevistas, a equipe avaliou aspectos técnicos e comportamentais, com foco no potencial de desenvolvimento dos profissionais. “O objetivo era formar novos motoristas carreteiros, por isso buscamos candidatos com responsabilidade, comprometimento, disciplina, facilidade para aprender, postura profissional e capacidade de seguir normas e procedimentos de segurança”, explica Leonardo. A seleção, segundo ele, considerou não apenas a experiência anterior, mas a possibilidade de evolução dentro da operação.
Já a capacitação técnica ficou sob responsabilidade de Claudio Ferreira, instrutor do SETCEPAR, que conduziu a formação teórica e prática dos participantes. O treinamento abordou procedimentos operacionais, direção econômica, condução segura, uso correto do freio motor, respeito aos limites de velocidade, manobras e práticas em estrada. “A estrutura foi focada no desenvolvimento de competências operacionais, visando sempre a segurança e a produtividade dos alunos com qualidade e eficiência”, destacou o profissional.
Ao longo da formação, os participantes também foram preparados para lidar com desafios comuns da rotina operacional. De acordo com Claudio, as principais dificuldades envolveram tanto questões comportamentais quanto práticas, como o uso dos itens auxiliares dos veículos e as manobras com conjuntos articulados. “A avaliação considera a competência do aluno para conduzir o conjunto cavalo - carreta com segurança, eficiência e em conformidade com a legislação e os procedimentos da empresa”, completa o instrutor.
O principal diferencial da iniciativa foi reunir recrutamento, seleção e capacitação em um único processo, permitindo uma preparação mais alinhada às necessidades da operação. Vivian Nunes, gerente de Recursos Humanos do SETCEPAR, ressalta que “o sindicato não atuou apenas na captação e seleção dos candidatos, mas acompanhou toda a jornada até a contratação”. A iniciativa reforça o papel da entidade como parceira estratégica das transportadoras, ao ampliar o acesso de novos profissionais ao mercado e apoiar as empresas na formação de equipes mais qualificadas e preparadas para os desafios do transporte rodoviário de cargas.
