![]() |
| Nova Rota do Oeste/Divulgação |
Fiscalização e autuação começaram no dia 11 de fevereiro nas praças de Campo Verde (MT), Santo Antônio de Leverger (MT) e Diamantino (MT); aplicação das multas é responsabilidade da PRF
Motoristas que forem circular pelas praças de pedágio da BR-163/364, em Campo Verde (MT), Santo Antônio de Leverger (MT) e Diamantino (MT), devem ficar atentos ao limite de velocidade de 40 km/h nos locais. Desde o último dia 11 de fevereiro, radares instalados pela Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela rodovia, já estão autuando os motoristas que excedem a velocidade máxima permitida na praças.
Instalados nas três praças em dezembro de 2025, os equipamentos estavam operando de forma educativa, com sinalização específica para advertir motoristas que passam pelo trecho. Segundo a concessionária, os novos radares e o limite de 40 km/h têm como objetivo reforçar nos motoristas o compromisso com o respeito a velocidade adequada da via, prevenindo acidentes e reduzindo riscos de atropelamentos de trabalhadores das praças, colisões traseiras entre veículos e choques contra as cancelas.
Desde outubro de 2025, um radar instalado na praça de pedágio de Sorriso (MT), também já autua os motoristas mais apressados. A Nova Rota do Oeste lembra ainda que a fiscalização acontece em todas as faixas de rolamento da praças de pedágio, inclusive nas pistas automáticas, destinadas a veículos com tag de pagamento eletrônico, onde não há interação com o cobrador e a liberação da cancela é automatizada.
Com início da fiscalização, o registro das infrações, a aplicação de multas e demais penalidades ficam sob responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já os valores arrecadados com as multas serão destinados integralmente aos cofres da União. A concessionária permanece responsável apenas instalação e manutenção dos equipamentos de fiscalização.
