![]() |
| PRF/Divulgação |
Mais de 100 multas foram aplicadas em um único dia de fiscalização no km 442 da BR-381/MG; Operação Freio Seguro também conta com uso de drones com câmeras térmicas
Na última quinta-feira (5), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou mais uma etapa da Operação Freio Seguro no km 442 da BR-381, em Sabará (MG). A ação de fiscalização tem como foco principal a fiscalização de veículos de carga e o reforço da segurança viária.
De acordo com os números oficiais da corporação, ao longo do dia 71 veículos de carga foram abordados e fiscalizados. Cerca de 23% apresentaram problemas relacionados ao sistema de frenagem, incluindo freios defeituosos ou inoperantes, falhas que representam grave risco à segurança no trânsito. O número evidencia que quase 1 em cada 4 caminhões abordados, estão circulando com falhas nos freios.
Ainda segundo a PRF, ao todo, a nova etapa da operação resultou em 41 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) recolhidos, 7 veículos apreendidos e 110 autos de infração foram lavrados.
A Operação Freio Seguro vem sendo realizada pela PRF na BR-381/MG desde o mês de janeiro. A fiscalização também tem contado com o auxílio da tecnologia, através de drones com câmeras térmicas, capazes de identificarem irregularidades no sistema de frenagem antes mesmo da abordagem.
Segundo a corporação, a Operação Freio Seguro integra as ações permanentes da PRF voltadas à prevenção de sinistros graves e à promoção de um trânsito mais seguro nas rodovias federais, destacando que a responsabilidade pela segurança começa antes mesmo de o veículo entrar em circulação.
