![]() |
| Citrosuco/Divulgação |
Testes operações envolvem três caminhões com autonomia para até 500 km; no transporte rodoviário de suco de laranja, biometano é capaz de reduzir em até 99% as emissões de CO2
A Citrosuco, uma das maiores produtoras de sucos de laranja e ingredientes cítricos do mundo, iniciou testes operacionais com uma frota de caminhões pesados 100% movidos a biometano, um gás natural renovável capaz de reduzir em até 99% nas emissões de CO2 ao substituir combustíveis fósseis.
O projeto-piloto prevê que três caminhões mais sustentáveis atuem em rotas entre as fábricas e fazendas da empresa no interior de São Paulo, nas áreas ao redor de Matão (SP) e Araras (SP), além de trajetos até o terminal portuário da Citrosuco em Santos (SP). Com autonomia para até 500 km, a estimativa é de que os caminhões evitem a emissão de até 80 toneladas de CO2 na atmosfera durante o período de três meses de testes.
“Seguimos com nosso foco em promover eficiência, inovação e sustentabilidade para toda a cadeia de sucos e ingredientes da laranja. Ao iniciar em nossas operações os testes com biometano, que tem origem 100% renovável, a Citrosuco reafirma o compromisso de gerar impacto positivo para a sociedade e para o planeta”, destaca Orlando Nastri, Head de ESG da Citrosuco.
“Esse projeto é fruto da parceria estratégica entre Citrosuco e as transportadoras Camargo e LZN, que irão operar os caminhões preparados para circular com biometano e nos apoiar com a coleta dos dados da utilização do biocombustível nessa fase de testes”, afirma Mariana Marques Barreiro, Coordenadora de Logística da Citrosuco.
