![]() |
| PRF/Divulgação |
Caminhoneiro foi detido e encaminhado para delegacia devido aos indícios de falsidade ideológica; flagrante foi registrado na BR-242/BA
Na tarde da última quarta-feira, 19 de novembro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma Combinação de Veículo de Carga (CVC) circulando com graves irregularidades na documentação de porte obrigatório. A ocorrência foi registrada durante uma ação de fiscalização no km 604 da BR-242, em Ibotirama (BA).
Após a abordagem, os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações através da solicitação da Autorização Especial de Trânsito (AET) ao motorista, documento obrigatório para os veículos que excedem os limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Ao analisarem o documento apresentado pelo condutor, os agentes constataram que um dos dados inseridos no sistema responsável pela emissão da AET, mais precisamente o comprimento total do conjunto, não correspondia às dimensões reais do veículo.
Segundo a PRF, a divergência tornaria impossível a emissão regular da autorização, uma vez que o conjunto não atendia aos requisitos mínimos previstos na Resolução nº 882/21 do CONTRAN. Diante da inconsistência, ficou caracterizado, a princípio, uma ocorrência de falsidade ideológica.
Diante dos fatos, o veículo foi autuado conforme o artigo 231, inciso IV, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e o caso, juntamente com o condutor e o material fiscalizado, foi encaminhado à Polícia Civil de Ibotirama para as demais providências legais.
