![]() |
Gemini |
Pouco mais de 98 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil até setembro; retração do segmento de pesados é o que mais tem impactado na indústria neste ano
Amargando os atuais desafios econômicos, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de setembro registrando novas quedas nos volumes de produção. A informação é confirmada pelo balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).
De acordo com o balanço oficial da entidade, 98,6 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil de janeiro a setembro, queda de -3,9% em relação ao acumulado de 2024, quando 102,6 mil exemplares foram montados.
Somente no mês de setembro, 10,1 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o que representa uma alta de apenas 0,1% em relação ao mês anterior, agosto, quando 10,1 mil exemplares foram montados. Já no comparativo com setembro de 2024, quando 13,2 mil caminhões foram montados, a indústria registrou agora uma queda significativa de -23,5%.
"Esse é um indicativo do dado que já vínhamos dando há algum tempo. Aqui nos temos um dado que performa todo o segmento de caminhões, leves, semileves, médios, semipesados e pesados. A queda em pesados é muito grande", destaca Igor Calvet, presidente da ANFAVEA.