![]() |
| PRF/Divulgação |
Ação de fiscalização ocorreu nas BRs 174 e 319, em Manaus (AM); proprietários do veículos responderão por crime ambiental
Com o objetivo de coibir irregularidades ambientais em veículos de carga, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou entre os dias 20 e 21 de outubro a XXXVI Operação OTECA – AM nas BRs 174 e 319, em Manaus (AM). A ação contou com o respaldo da Resolução 958/2022 do CONTRAN e em instruções do IBAMA e INMETRO, que regulamentam o uso do ARLA 32.
De acordo com o balanço oficial da corporação, cinco veículos de carga foram flagrados circulando com ARLA 32 adulterado. Além disso, foram constatadas outras irregularidades ambientais, como:
- Uso de diesel S500 em veículos que exigem diesel S10
- Falhas no sistema de controle de emissões
- Falta de documentação e lacre em semirreboques
Durante as inspeções, foram realizadas o teste com reagente Negro de Eriocromo T, que indicou coloração roxa, sinal claro de presença de minerais, o que contraria as normas ambientais que exigem que o ARLA 32 seja composto por ureia pura e água desmineralizada. Uma nova amostra foi coletada e confirmou a adulteração.
Diante dos fatos, todos os veículos foram autuados e apreendidos, conforme os procedimentos legais, e os responsáveis responderão por crime ambiental. As ocorrências foram encaminhadas ao Ministério Público Estadual e ao IBAMA para as devidas providências.
