![]() |
CCR RioSP/Divulgação |
Em média, 8.000 veículos de carga por mês utilizam o PPD localizado no km 95, em Pindamonhangaba (SP); estrutura conta com 120 vagas, banheiros, refeitórios e novos serviços
Em pouco mais de um ano de operação, o Ponto de Parada e Descanso (PPD) da RioSP, uma empresa Motiva, localizado no km 95 da Rodovia Presidente Dutra, na pista sentido RJ, em Pindamonhangaba (SP), recebeu 100.700 veículos entre caminhões e carretas, o que representa uma média de 8.000 veículos pesados por mês. Segundo a concessionária, caminhões com carga seca, frigorífico, baú e tanque estão entre os que mais utilizam o espaço.
Com quase 67 mil m2, a estrutura conta com 120 vagas de estacionamento bitrens, caminhões, carretas e rodotrens, sendo, 24 vagas para veículos longos (32.8m cada vaga) e 96 vagas para caminhões e carretas (21.6 m cada vaga). Destaca-se ainda a presença de duas vagas exclusivas com tomadas para veículos frigoríficos e outras 20 vagas para veículos de passeio. O PPD também conta com refeitório para 90 pessoas, Lavanderia, Sala de Descanso, banheiros com chuveiros, fraldário, wi-fi, segurança e sistema de iluminação em LED.
Ao longo do primeiro ano de operação, a concessionária entregou aos clientes novos serviços para aprimorar a experiência durante a estadia. Entre eles está uma lavanderia com a instalação de máquinas lava e seca, loja de acessórios para os veículos e de troca de óleo 24h por dia, onde o motorista pode deixar o veículo para a troca enquanto descansa. Esses serviços são oferecidos por empresas em espaços terceirizados.
Além do PPD de Pindamonhangaba, a concessionária inaugurou no início desse ano a mesma infraestrutura no km 319,600 da pista sentido Rio de Janeiro, em Itatiaia (RJ). “Os motoristas têm duas opções de descanso durante seu deslocamento na Via Dutra. Nesses espaços, oferecemos um local seguro e confortável para esses profissionais que são responsáveis por transportar diferentes cargas pelo país. Vale relembrar que o descanso é fundamental para que todos cheguem com segurança ao seu destino”, destaca Ademir Pereira, coordenador de Operações da RioSP.