![]() |
PRF/Divulgação |
Caminhoneiro gaúcho de 36 anos confessou envolvimento no desvio da carga de peças automotivas e registro de boletim de ocorrência falso
Na manhã do último sábado, 28 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de Santa Catarina efetuaram a prisão de um caminhoneiro na BR-101, em Paulo Lopes (SC). Suspeito de desviar uma carga de peças automotivas avaliada em R$ 1,5 milhão, o condutor possuía um mandado de prisão em aberto.
A prisão ocorreu após a investigação identificar que o motorista, que não havia sido encontrado em uma operação anterior, estava retornando do estado de São Paulo com destino ao Rio Grande do Sul.
A captura faz parte de uma investigação da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da PC/SC contra uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de cargas na região norte do estado. Na última terça-feira (24), uma ação foi deflagrada nas cidades catarinenses de São Francisco do Sul, Araquari e Joinville, e também nos municípios gaúchos de Osório e Gravataí, mas o motorista não havia sido localizado na ocasião.
Confissão e Falso Crime
Após a abordagem na BR-101, o motorista gaúcho foi conduzido à sede da DEIC. Durante o interrogatório, ele confessou ter participado do desvio da carga de peças em troca de uma porcentagem do valor. O motorista também admitiu que, na época, registrou um boletim de ocorrência falso, alegando ter sido vítima de um roubo para encobrir o crime. Ele contou ainda que não chegou a receber o pagamento combinado, pois a carga foi recuperada pela Polícia Civil antes de chegar ao seu destino final.
O caminhoneiro, de 36 anos, foi preso e agora responderá judicialmente. Além do desvio da carga, ele poderá ser enquadrado por falsa comunicação de crime. A investigação também apura as suspeitas de receptação e de adulteração de sinal identificador do caminhão, um modelo com placas de Caxias do Sul (RS).