![]() |
PRF/Divulgação |
Um dos bitrens abordados circulava com 22 toneladas de excesso de peso; flagrantes foram registrados na BR-101, em Torres (RS)
Durante fiscalização realizada na tarde da última sexta-feira, 11 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma quantia expressiva de excesso de peso em caminhões que circulavam pela BR-101, em Torres (RS).
Segundo o balanço oficial da corporação, ao todo três caminhões foram flagrados transportando carga acima do limite legal. Juntos, totalizaram mais de 40.000 kg de excesso de carga.
Ainda segundo a PRF, a ocorrência mais grave foi registrada em uma Combinação de Veículo de Carga (CVC) carregada de caulim, uma variedade de argila clara. O bitrem basculante que saiu de Pântano Grande (RS) com destino a Tijucas (SC), circulava com 22.230 kg de excesso de peso.
Diante dos fatos, todas as autuações cabíveis e previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram aplicadas. Além disso, todos os caminhões foram retidos para transbordo da carga excedente.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.