DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

PRF flagra mais de 60 toneladas de excesso de carga em bitrens na BR-282/SC

Bitrem basculante sendo pesado em balança
PRF/Divulgação

Bitrens de 7 eixos estavam carregados de areia; transportadora e mineradora responderão pelo crime de dano ao patrimônio público 

Google News
Na tarde da última sexta-feira, 04 de julho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou duas Combinações de Veículos de Carga (CVC's) circulando com quantias expressivas de excesso de peso. A ocorrência foi registrada na BR-282, em Xanxerê (SC).


Após a abordagem dos dois bitrens basculantes carregados de areia e pertencentes a uma mesma empresa, os policiais rodoviários federais iniciaram as averiguações e encaminharam os conjuntos para o processo de pesagem em uma balança devidamente aferida. 


No local, foi constatado que o primeiro bitrem circulava com um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 90,1 toneladas, sendo que o permitido para a configuração é de apenas 57 toneladas, caracterizando assim 33,1 toneladas de excesso de carga. Já o segundo bitrem apresentou um PBTC de 88 toneladas, ou seja, 31 toneladas acima do permitido. 

Diante dos fatos, tanto a transportadora quanto a mineradora que embarcou a carga de areia foram enquadradas no crime de dano ao patrimônio público, previsto no Código Penal. O Boletim de Ocorrência policial será encaminhado ao Ministério Público Federal. Os dois bitrens foram retidos e só foram liberados após a retirada de toda a carga excedente.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA