![]() |
Sindtanque-MG/Divulgação |
Transportadores cobram o pagamento do Piso Mínimo de Frete e do Vale-Pedágio Obrigatório; Vibra Energia assumiu o compromisso de atender às reivindicações
Transportadores de combustíveis e de derivados de petróleo que prestam serviços para a VIBRA Energia, antiga BR Distribuidora, suspenderam na noite da última segunda-feira, 09 de junho, a greve interrompeu as operações de transporte na base localizada em Betim (MG). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Transportadores de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque-MG).
De acordo com a entidade, após negociações, a Vibra Energia assumiu o compromisso de atender às reivindicações dos transportadores até a próxima quarta-feira, 11 de junho. A categoria reivindica o pagamento do Piso Mínimo de Frete (Lei 13.703/2018) e do Vale-Pedágio Obrigatório (Lei 10.209/2001, regulamentado pela Resolução nº 2885/2008, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo o presidente do Sindtaque-MG, Irani Gomes, o que se espera agora é que o compromisso seja cumprido. "Caso as reivindicações não sejam atendidas, o movimento poderá ser retomado", disse.
O sindicato também cobra do Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), maior fiscalização para o efetivo cumprimento das leis não só pela Vibra, mas por todos os contratantes de serviços de frete.
Iniciada na madrugada de segunda-feira (9), a paralisação durou todo o dia, com a concentração de dezenas de caminhões e carretas tanque na Vibra em Betim (Babet), localizada próximo da Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobras.