Facchini

Scania vende 100 caminhões movidos a gás para uma única empresa

Scania/Divulgação

Frota de caminhões Scania GH 460 6x2 será disponibilizada para locação, acompanhada de garantia de abastecimento e plano de manutenção; Gás Verde é maior produtora de biometano da América Latina

Google News
Antenada a crescente demanda por soluções logísticas capazes de zerarem as emissões de gases poluentes nas operações, a Gás Verde, maior produtora de biometano da América Latina, fechou um contrato para a aquisição de 100 caminhões Scania GH 460 6x2 movidos a biometano produzido em aterros sanitários. Os 40 primeiros exemplares estão sendo entregues neste mês de fevereiro.


Diante da emergência climática, é cada vez mais urgente descarbonizar o setor de transportes no país e a Gás Verde apresenta uma solução completa de logística verde e com pronto atendimento para transportadoras e companhias que têm a necessidade de zerar emissões na cadeia logística. O biometano é um combustível premium e a melhor opção para descarbonização eficiente de veículos leves e pesados”, afirma o CEO da Gás Verde, Marcel Jorand. Atualmente, o transporte rodoviário no Brasil é responsável pela emissão de 210 milhões de toneladas de CO2 por ano por conta do uso de combustíveis poluentes como o diesel, quase 15% das emissões totais do país.


O pacote completo de descarbonização das operações oferecido pela Gás Verde, inclui ainda a disponibilização do biometano em pontos de abastecimento nas principais rotas do Sudeste, a locação dos caminhões recém-adquiridos e um plano Pro Premium de manutenção e sistema de revisão diferenciado para os veículos.

Para a Scania, esta parceria com a Gás Verde é uma constatação da assertividade na venda de uma solução completa: O nosso caminhão a gás movido a biometano, que proporciona aos nossos clientes a melhor eficiência energética e mais de 90% de redução de CO2, maior disponibilidade por meio do Plano de Manutenção Scania Pro Premium e a locação como sendo uma alternativa atrativa para expandir o perfil de operação dos nossos clientes”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “E mais, toda a solução oferecida reafirma que seguimos firmes com a transformação sustentável no transporte”, completa.

Sucesso operacional comprovado
Em 2023, o Grupo L’Oréal no Brasil fechou contrato com a empresa Gás Verde para fornecimento de 3,6 milhões de metros cúbicos de biometano, usados para abastecer 100% da frota inbound de 13 caminhões da empresa, que ligam a fábrica, em Vila Jaguará, ao Centro de Distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Por mês, são feitas, em média, 750 viagens nesse trajeto. Ao trocar o GNV pelo biometano, a L'Oréal atingiu as metas de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa na operação dedicada, em comparação a 2021. O projeto também contribui para redução das emissões totais de CO2 da empresa, que tem meta cortar as emissões à metade até 2030.


Sobre o Scania GH 460 6x2 movido a gás
O Scania Scania GH 460 6x2 sai de fábrica equipado com 10 cilindros de gás (oito nas laterais e dois na parte traseira da cabine) com capacidade para armazenar até 300 m³ de gás, garantindo assim uma autonomia para até 650 km. Já o motor de 13 litros e Ciclo Otto entrega 460 cv de potência e 2.300 Nm de torque, o maior da categoria em versões movidas a gás.

Outro grande diferencial do modelo é o entre-eixos de 3.600 mm, que permite combinação com carretas para até 30 pallets (15,40 metros de comprimento), semirreboques com 4º eixo e até rodotrens e bitrens de 9 eixos, nas versões 6x4.

LEIA TAMBÉM



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA