Facchini

Scania entrega caminhões coletores movidos a gás para Marquise Ambiental

Scania P 280 XT coletor de resíduos movido a gás
Divulgação

Caminhões Scania P 280 XT irão operar em Fortaleza (CE) e Osasco (SP); mais 15 exemplares estão previstos para serem entregues ao longo de 2025

Google News
A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de serviços e soluções ambientais na gestão de resíduos sólidos, serviços urbanos, industriais e transformação de resíduos do país, passou a contar nesta semana com um importante reforço sustentável na frota de mais de 1 mil equipamentos. Trata-se de três novos caminhões Scania P 280 XT movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e/ou Biometano.


Parte importante de um projeto piloto, os exemplares irão operar em Fortaleza (CE), na frota da EcoFor, e em Osasco (SP) na frota da EcoOsasco. A concessionária responsável pelo negócio e apoio à Marquise será a Casa Scania Conterrânea (CE). Em São Paulo, o suporte será da Casa Scania Codema. Mais 18 caminhões Scania movidos gás e/ou biometano estão previstos para serem entregues a Marquise Ambiental ao longo de 2025.


Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando tecnologias e os melhores equipamentos disponíveis no mercado. Investimos na frota movida a biometano para atuar em localidades em que poderemos no futuro desenvolver um ciclo completo em que coletamos o resíduo, a partir dele geramos o biogás, produzimos o biometano e abastecemos nossa frota com o combustível renovável, gerando valor para a cadeia produtiva de resíduos sólidos”, esclarece Paulo Studart, diretor de operações da Marquise Ambiental.


A Scania inicia uma parceria com a Marquise Ambiental que gerará muitos frutos. São duas empresas que têm a sustentabilidade no centro de suas ações. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.400 unidades negociadas. É um produto consolidado no mercado e que traz uma eficiência energética na redução das emissões”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “A Scania está liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Nos últimos cinco anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia fazendo parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, temos os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos de abastecimento está se expandindo para os interiores do país e Centro-Oeste. E, vamos continuar apoiando e oferecendo todo suporte aos nossos clientes.

É uma enorme satisfação poder contribuir de alguma forma para essa onda irreversível que gera benefícios para toda a cadeia produtiva, para a sociedade e o meio ambiente. Juntos, a Marquise, a Scania e a Conterrânea deram um grande passo para viabilizar a bandeira da sustentabilidade, trabalhando cada vez mais por um menor impacto ambiental”, diz Adriano Ventura, diretor-geral da Casa Scania Conterrânea.

Sobre o Scania P 280 XT
Os exemplares recém-adquiridos pela Marquise Ambiental saem de fábrica com motor Euro 6 de 9 litros e totalmente preparado para serem abastecidos com GNV e/ou Biometano. O propulsor está combinado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Destaca-se ainda a presença de oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, que conferem uma autonomia satisfatória para operações urbanas de coleta de resíduos. A cabine P com pacote XT completa a lista de atributos. 

Quando abastecidos com Biometano, os caminhões Scania P 280 XT são capazes de proporcionarem uma redução de até 90% nas emissões de gases poluentes.

Tecnicamente o modelo P 280 XT da Scania atende a todas as exigências operacionais e promete ser uma grande mudança de paradigma no segmento”, informa Pablo Mota, gerente nacional de manutenção da Marquise Ambiental.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA