Facchini

Sem motoristas: Scania inicia vendas de caminhões autônomos para mineração

Scania 560 R XT 10x4 autônomo para mineração
Scania/Divulgação

Caminhões autônomos Scania serão ofertados em versões preparadas para operações com 40 e 50 toneladas; América Latina deverá receber a solução em breve

Google News
Com o objetivo de tornar as operações mais seguras, eficientes e sustentáveis, a Scania anunciou nesta semana, o início das vendas de caminhões autônomos para o segmento de mineração. Neste primeiro momento, a montadora sueca ofertará ao segmento modelos preparados para 40 e 50 toneladas.


De acordo com a marca, a Austrália será o primeiro país do mundo a contar com a possibilidade de aquisição de caminhões autônomos para o setor. Por lá, a entrega dos primeiros exemplares está prevista para ocorrer em 2026. Em seguida, a América Latina também passará a contar com as soluções autônomas da Scania para a mineração, incluindo o Brasil.

A transição do desenvolvimento para o lançamento de um produto comercial é um marco importante para nós e para o transporte pesado autônomo em geral. Este é o produto mais avançado que a Scania colocou no mercado até agora”, afirma Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de soluções autônomas da Scania. 

Por se tratarem de ambientes altamente controlados e com previsibilidade no fluxo de veículos, as minas se tornaram um ambiente ideal para a utilização de caminhões autônomos. Nestas operações, além de reduzirem os riscos de acidentes ao dispensarem a presença de motoristas nos pontos mais perigosos, os veículos também se mostraram mais eficientes em termos de horas trabalhadas e menos poluentes. Já o deslocamento seguro de cada caminhão é assegurado por diversos sensores, câmeras e radares estrategicamente posicionados ao longo do veículo.


Outro benefício da nossa solução é que ela permite que as empresas de mineração deem mais rapidamente o próximo passo em direção às operações com emissão zero. É mais fácil eletrificar as operações com os caminhões autônomos da Scania em comparação com os tradicionais caminhões de transporte pesado”, afirma Hafmar. 

Os caminhões autônomos não são uma novidade para a Scania. Há pelo menos 10 anos a marca vem investindo fortemente no desenvolvimento da tecnologia para diversos segmentos do transporte de cargas, incluindo até mesmo operações rodoviárias em vias públicas.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA