Facchini

Senatran autoriza início de testes de caminhões elétricos pesados no Brasil

Volvo FM Electric 4x2 com carreta sider circulando em uma rodovia no Brasil
Rodolfo Buhrer/La Image/Volvo

10 caminhões elétricos serão colocados em operações urbanas, intermunicipais e de de curtas e médias distâncias; testes em vias públicas devem durar de dez meses a um ano

Google News
Com objetivo de viabilizar adoção de soluções de transporte mais sustentáveis e com menos emissões de gás carbônico (CO2), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) autorizou nesta terça-feira (9), o início de testes de caminhões elétricos pesados no Brasil.

Inicialmente, dez caminhões serão empregados em caráter experimental em operações em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias. Com duração prevista de dez meses a um ano, a fase de testes tem como principal objetivo verificar o comportamento e o desempenho dos caminhões elétricos nessas operações, bem como o impacto no pavimento.


De acordo com o secretário, o papel da Senatran é analisar qual o impacto na segurança viária e no pavimento, com as adaptações feitas aos caminhões que o estudo pretende analisar. “Iremos avaliar quais modificações regulatórias podem ou não serem realizadas, com o resultado dos estudos”, afirmou.

O estudo conduzido pela Senatran conta com coordenação técnica do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (Inprotran), além de parceria com a montadora de caminhões Volvo, a fabricante de pneus Prometon, a Universidade de Brasília (UnB) e o laboratório de pavimentação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciado em dezembro de 2022, o estudo contou com diversas análises de laboratório até chegar a fase de testes práticos em rodovias públicas.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA