Facchini

Produção de caminhões cresce quase 20% no primeiro trimestre de 2024

VW Constellation 6x4 saindo da linha de montagem
Reprodução

Pouco mais de 29 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil nos três primeiros meses do ano; números já indicam maior aceitação dos modelos Euro 6

Google News
Em ritmo de recuperação após ser diretamente impactada pela transição da tecnologia emissões Euro 5 para Euro 6, a indústria brasileira de caminhões encerrou o primeiro trimestre de 2024 registrando crescimento em quase todos os comparativos. A informação é confirmada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA).


De acordo com o balanço oficial da entidade, 29,3 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil nos três primeiros meses do ano, crescimento de 19,7% em relação ao primeiro trimestre de 2023, quando 24,5 mil exemplares foram montados.

"Essa produção já reflete o bom momento que o setor está vivendo. Momento em que a gente já percebe um ajuste na introdução dos produtos Proconve P8", destaca Eduardo Freitas, vice-presidente da ANFAVEA.


Somente no mês de março, a indústria brasileira foi responsável pela produção de 11,2 mil caminhões, alta de 10,5% em relação ao mês anterior, fevereiro, quando 10,2 mil exemplares foram produzidos. Entretanto, em relação a março de 2023, quando 12,3 mil exemplares saíram das linhas de montagem, o mercado registrou agora uma retração de 8,9%.

"O que aconteceu aqui e em março de 23? Em janeiro e fevereiro muitas fábricas pararam e retomaram a produção no mês março. Então a base de 23 é maior do que de costume para esse período, então a gente acaba tendo essa redução", explica Freitas.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA