Facchini

Caminhões Volvo FH sem motoristas começam a operar em mina na Noruega

Volvo/Divulgação

Contando com tecnologia Volvo Autonomous Solutions (VAS), sete exemplares já operam sob condições extremas na mina Brönnöy Kalk

Google News
Não há dúvidas de que a condução de caminhões em ambientes de mineração é uma das tarefas mais desafiadoras e até mesmo perigosas para motoristas. Com o objetivo de reduzir de forma considerável os riscos de acidentes e até mesmo de óbitos de profissionais, a mineradora norueguesa Brönnöy Kalk passou a contar nas últimas semanas com uma solução inovadora de transporte. Trata-se de sete caminhões Volvo FH totalmente autônomos.

Equipados com a tecnologia Volvo Autonomous Solutions (VAS) que dispensa totalmente a presença de um motorista na cabine, os extrapesados estão sendo empregados no transporte de calcário entre o ponto de extração e os britadores da mina localizada em Velfjord, Noruega. Combinados com semirreboques basculantes, os caminhões autônomos encaram diariamente condições severas que incluem, aclives acentuados, clima extremo e longos trechos de túneis escuros.


Este é um grande passo para nós”, afirma Raymond Langfjord, Diretor Geral da Brönnöy Kalk. “Implementamos caminhões autônomos por vários motivos: segurança, eficiência e flexibilidade. Com a remoção do motorista, podemos agora colher verdadeiramente estes benefícios e aumentar a nossa competitividade nesta indústria desafiadora”.

Uma visão de futuro agora é uma realidade. Remover o motorista numa operação de transporte comercial ativa em algumas das condições mais desafiadoras do mundo é um grande salto para a indústria”, afirma Nils Jaeger, Presidente da Volvo Autonomous Solutions . “Com este marco estamos reforçando a nossa liderança na condução autónoma e abrindo caminho para um futuro mais seguro e eficiente para as mineradoras e pedreiras”.

Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA