Facchini

Volvo inicia testes com caminhões pesados 100% elétricos no Brasil

Volvo/Divulgação

Com 660 cv de potência e autonomia para 300 km, Volvo FM Electric está sendo testado por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país

Google News
Cumprindo com o prometido na Fenatran 2022, a Volvo iniciou neste ano os primeiros testes com caminhões pesados elétricos no Brasil. O inovador Volvo FM Electric está sendo apresentado a transportadores em diferentes regiões para coletar as primeiras impressões em aplicações tipicamente brasileiras.


Conforme anunciado na última Fenatran, estamos colocando veículos em empresas de transporte com operações regulares no Brasil, para que os frotistas sintam os benefícios e os avanços de nossa tecnologia. Os relatos têm sido muito positivos. Além da ausência total de emissões, os transportadores constatam também grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssima vibração e alto conforto para o motorista. Eles destacam ainda o excepcional nível de segurança embarcada, em linha com a visão ‘Zero Acidentes’ da Volvo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

Segundo a Volvo, as viagens estão sendo feitas por transportadores de vários setores e em diversas regiões do país. A iniciativa tem como principal objetivo entender as expectativas e demandas dos potenciais clientes, além de coletar dados técnicos nas diferentes aplicações. 

Iniciaremos nossa jornada da transformação do transporte pesado no Brasil em aplicações específicas, para gradualmente expandir a tecnologia a outros segmentos”, explica Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.


O primeiro Volvo FM Electric do Brasil está percorrendo rotas que incluem trechos urbanos e de rodovias, obedecendo as condições reais das demandas de cada transportador. Na parte das operações, os caminhões realizam o embarque nas unidades produtoras e levam a carga para centros de distribuição ou mesmo até o destino final. “Colocamos os caminhões à prova nas aplicações típicas em que vão rodar. E eles estão se saindo muito bem”, afirma Marco Mildenberg, gerente de eletromobilidade da Volvo.

O início dos testes do Volvo FM Electric no Brasil é mais um passo da nossa jornada global rumo à descarbonização do setor. Nossa meta são transportes 100% mais seguros, mais produtivos e livres de CO2”, diz Wilson Lirmann.


Sobre o Volvo FM Electric
Voltado para operações com até 44 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), o Volvo FM Electric pode ser equipado com três motores elétricos que garantem uma potência de  490 kW (660 cv) e até seis baterias (540 kWh). Com autonomia de até 300 km, o pesado é ideal para operações no entorno de centros urbanos. O carregamento pode ser feito em estações no pátio da própria transportadora e pode levar de 1h30 até 8h, dependendo da quantidade de baterias e tipo de carregador. 

O Volvo FM Electric também traz como diferenciais, suspensão a ar em todos os eixos e freios com sistema de regeneração, ou seja, que recuperam a energia durante as frenagens. O modelo também se destaca pelo baixíssimo nível de ruído e pela zero emissão de gases. 

O Volvo FM Electric é um produto global, com nossa mais alta tecnologia mundial disponível em caminhões 100% elétricos”, assegura Holzmann.

Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA