Facchini

Pesagem de caminhões e ônibus é retomada em mais uma balança no Paraná

DER-PR/Divulgação

Localizada na PRC-466, em Guarapuava (PR), balança já está aplicando autuações desde o dia 15 de março; nos próximos meses, DER-PR colocará novas balanças em operação

Google News
Com o objetivo de intensificar as ações de fiscalização e coibir o excesso de peso no transporte rodoviário de cargas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) retomou no último dia 15 de março, a pesagem de caminhões com aplicação de multas em duas balanças no km 258 da PRC-466, em Guarapuava (PR).

Segundo o DER-PR, o equipamento já operava em caráter educativo, sem aplicação de multa. Agora, a fiscalização efetiva, acompanhada de autuações segue as penalidades previstas na lei federal n.º 9.503/97, o Código de Trânsito Brasileiro.


Outras rodovias paranaenses também já contam com fiscalização efetiva do peso de caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus. No Oeste (PR-317, PR-488 e PRC-467) e Sudoeste (PRC-280 e PR-483) são cinco pontos de pesagem. Na região Leste (PR-408, PR-412, PR-092 e PR-151), quatro balanças começaram as autuações, enquanto duas estão para iniciar, como por exemplo, na PR-092, em Arapoti (PR).

Nos próximos meses, as cinco regionais do DER/PR terão praças de pesagem ativadas. Todos os equipamentos são homologados e verificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA