Facchini

IDV apresenta soluções para o mercado de defesa na LAAD 2023

IDV/Divulgação

Guarani, LMV-BR e Centauro 2 são os destaques da marca durante a feira; IDV conta com portfólio completo de veículos para atender diferentes aplicações do segmento

Google News
A partir de hoje (11) até a próxima sexta-feira (14), a IDV, marca do Iveco Group, estará presente na LAAD 2023, Feira Internacional de Defesa e Segurança. Durante o evento que é considerado a principal vitrine do segmento na América Latina, a marca destaca o Guarani 6x6 UT30, Guarani 6x6 Export e o LMV 4x4 Remax, além de um mock-up do Centauro 2 8x8 em parceria com CIO.


O portfólio da IDV conta com viaturas Blindadas, Multitarefas, Táticas e Logísticas para atender às demandas de clientes em todo o mundo. Atualmentea a empresa desenvolve e produz os veículos nas instalações de Bolzano, no norte da Itália, em outros países da Europa e no Complexo Industrial da marca em Sete Lagoas, em Minas Gerais (Brasil). 

Segundo a empresa, a presença na LAAD 2023 tem como principal objetivo a tecnologia e a robustez dos produtos, além do suporte que fornece aos clientes. O Brasil e a América Latina são estratégicos para a operação global da IDV. A parceria com o Exército Brasileiro, por exemplo, demonstra o potencial de expansão da marca na região.


Guarani
IDV/Divulgação
Com capacidade para transportar até 11 pessoas, o Guarani pesa 18 toneladas, possui tração 6x6, pode chegar a 110 km/h e conta com função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta uma série de inovações tecnológicas, como sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta a localização por inimigos), dentre outros. O blindado ainda é equipado com o motor Cursor 9 Euro 3 de 380 cv de potência, fornecido pela FPT Industrial.

A plataforma Guarani possibilita o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados em diferentes versões, dentre elas viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância.


LMV-BR
Veículo tático para missões especiais com alto nível de proteção (balística e antiminas), a viatura blindada leve multitarefas LMV-BR (VBMT-LR 4x4) se destaca pela agilidade comprovada em diversos tipos de terrenos e grande autonomia. O veículo já foi adotado por países que fazem parte da Otan, entre eles Itália, Espanha, Bélgica, Áustria, Inglaterra e Noruega e já esteve em campo em operações no Afeganistão, Líbano, Kosovo e Chade.

O LMV-BR proporciona desempenho, confiabilidade e maior conforto da tripulação em sua função mais valiosa: transportar a tripulação com rapidez e segurança em qualquer tipo de missão. A geração atual do LMV conta com um motor de até 220 cv de potência, da FPT Industrial, e uma transmissão automática.


Centauro
A viatura blindada Centauro 2 foi desenvolvida e é produzida dentro do Consórcio CIO (Iveco-Oto Melara), uma parceria entre a IDV e a empresa Leonardo, ambas com matriz na Itália. O Centauro 2 se consagra como uma viatura blindada 8x8 com sistema de armas principal equipado com um canhão de calibre de 120 mm. O motor é um Vector V8 20 litros com 750 cv, combinado com uma transmissão automática de até 7 velocidades. Além do cumprimento de missões de reconhecimento, o veículo conta com capacidade de fogo para enfrentar carros de combate pesados. 

Serviço
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6.555 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 a 14 de abril
Horário: terça a quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta-feira, das 10h às 17h


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA