Facchini


PRF flagra mais de 100 toneladas de excesso de peso, "rebites" e cargas sem nota fiscal na BR-136/PE

PRF/Divulgação

Em apenas um dia de fiscalização, agentes da PRF flagraram um total de 115 comprimidos de "rebites" e 110 toneladas de excesso de peso

Google News
Durante fiscalização realizada entre a última quarta-feira (8) e quinta-feira (9), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma quantia expressiva de excesso de peso, comprimidos de anfetaminas e cargas sendo transportadas sem nota fiscal. As ocorrências foram registradas na BR-136, em Ouricuri (PE).


Segundo o balanço oficial da corporação, os policiais rodoviários federais presentes na ação de fiscalização, flagraram ao todo 110 toneladas de excesso de peso, apreenderam 110 comprimidos de anfetaminas, substância popularmente conhecida como "rebite" e registraram duas cargas sendo transportadas sem nota fiscal.

Diante dos fatos, foram lavrados seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por porte dos comprimidos e 10 autuações por excesso de carga. 

"Rebites"
Atualmente a anfetamina conhecida como "rebite" é um medicamento utilizado pelos motoristas como inibidor de sono, prolongando o tempo acordado e permitindo que dirijam por longas distâncias. No entanto, a droga afeta diretamente os reflexos do condutor, podendo ocasionar acidentes. A comercialização da substância é proibida no Brasil.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA