Facchini

DHL inicia testes com pneus Michelin à prova de furos

Michelin/Divulgação

Pneus Michelin UPTIS sem ar estão sendo empregados em 50 veículos de entrega da DHL Express em Cingapura; testes acontecem até o final de 2023

Google News
Desde o último dia 10 de janeiro, cerca de 50 veículos da DHL Express passaram a circular pelas ruas de Cingapura utilizando os curiosos e inovadores pneus sem ar Michelin UPTIS. Resultado de uma importante parceria entre a empresa de logística e a fabricante de pneumáticos, a iniciativa se consagra como o primeiro teste da solução em veículos comerciais e deverá seguir até o fim de 2023. 


Segundo a Michelin, a tecnologia é resultado de uma combinação de roda e pneu à prova de furos que não requer pressão de ar e foi projetada para carros e vans. A estrutura de suporte flexível exclusiva garante robustez, conforto e segurança na direção. O pneu UPTIS também se destaca por ser uma solução plug-and-play, ou seja, não precisa de adaptações, além reduzir a quantidade de pneus que precisam ser descartados devido a furos.

A expectativa da DHL Express ao utilizar os pneus Michelin UPTIS, é de que haja uma otimização da produtividade e um aumento da disponibilidade da frota, através da redução do número paradas dos veículos para calibragem, trocas e/ou substituição de pneus, o que também proporcionará menos desperdícios. 

Michelin/Divulgação
Como pioneiros em logística ecológica, estamos muito satisfeitos por colaborar com a Michelin para testar os pneus à prova de furos em nossos veículos em Cingapura. Para impulsionar nossos esforços de sustentabilidade, já temos 80 vans elétricas em nossa frota. A colaboração com a Michelin é outro marco no caminho para operações verdes de última milha e emissões líquidas zero em toda a rede da DHL em todo o mundo”, disse Christopher Ong, diretor administrativo da DHL Express Singapore.


"O Michelin UPTIS é uma inovação revolucionária em pneus. É o resultado de cerca de 50 patentes relacionadas à estrutura de pneus e materiais de alta tecnologia. É também uma prova da força inovadora da Michelin para uma mobilidade segura e ecológica. Estamos muito satisfeitos que a DHL tenha dado à Michelin a confiança para equipar sua frota com os primeiros pneus Michelin UPTIS - um ano antes do previsto", destaca Bruno De Feraudy, Diretor de Atividades OEM do Grupo Michelin.

O desenvolvimento da tecnologia que dispensa o ar em pneus vem sendo a principal aposta da Michelin para cumprir a meta de produzir e comerciais apenas pneus sustentáveis até 2050. Segundo a fabricante francesa, hoje, 20% dos pneus são descartados prematuramente, 12% devido a furos e 8% devido ao desgaste irregular causado por baixa pressão. Com base em pesquisas internas, a Michelin estima que a tecnologia airless UPTIS possa evitar o descarte prematuro de até 200 milhões de pneus por ano, ou dois milhões de toneladas de material, em todo o mundo. Essa economia de material equivale ao peso de aproximadamente 200 Torres Eiffel.

Michelin/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA