Facchini

Dakar 2023: FPT Industrial marca presença no rally mais difícil do mundo

Team de Rooy | Emil Florisse
Google News 
A FPT Industrial participa da 45ª edição do Rally Dakar como copatrocinadora e fornecedora de motores Cursor 13, especialmente preparados para os caminhões IVECO Powerstar das duas novas equipes – Boss Machinery Team De Rooy IVECO e Eurol Team De Rooy IVECO. Mais desafiador rali do mundo, o Rally Dakar é realizado, pela quarta vez, na Arábia Saudita, entre 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023.

Precedidas pelos quase 5.000 km de trechos especiais do prólogo, as 14 etapas, que totalizam mais de 8.500 km, seguem uma nova rota de costa a costa, desde as margens do Mar Vermelho até as do Golfo Pérsico, terminando em Damman.


Os organizadores fizeram todo o possível para aumentar o grau de dificuldade aos 365 veículos da competição, com uma rota que inclui quatro dias no mar de dunas do Empty Quarter e uma etapa de maratona, durante a qual as tripulações e os veículos ficarão sem apoio.

Participando do seu décimo primeiro Rally Dakar em parceria com a IVECO, a FPT Industrial preparou cuidadosamente seus motores Cursor 13 de 13 litros, que são a propulsão dos IVECO Powerstars participantes da competição.

Projetado para oferecer os mais altos níveis de potência, eficiência, confiabilidade e sustentabilidade nas aplicações industriais on-road e off-road mais robustas (transporte de cargas para longas distâncias, tratores de grande porte e para as mais potentes colheitadeiras do mundo), o Cursor 13 está preparado para lidar com as mais severas exigências do Rally Dakar 2023 e, em relação aos aspectos básicos, não é muito diferente de motores instalados em veículos padrão.


O Centro de P&D da FPT Industrial em Arbon, na Suíça, reforçou as unidades propulsoras enviadas para a Arábia e aumentou suas potências, para permitir que gerem mais de 1.000 cv e um torque máximo de mais de 5.000 Nm. Contudo, em termos de projeto e estrutura, elas são idênticas às unidades criadas para lidar com os desafios de rotina.

As duas novas equipes têm como capitão o lendário vencedor de várias competições, Gerard De Rooy. As equipes são fortemente competitivas e não desistirão até trazer a vitória à IVECO, com a contribuição fundamental da FPT Industrial, como fizeram em 2012 e 2016:

Boss Machinery Team De Rooy IVECO
N.º 502, IVECO Powerstar: piloto Janus van Kasteren Jr, copiloto Marcel Snijders, mecânico Darek Rodewald
N.º 504, IVECO Powerstar: piloto Vick Versteijnen, copiloto Teun Van Dal, mecânico Andreas Van Der Sande

Eurol Team De Rooy IVECO
N.º 506, IVECO Powerstar: piloto Martin van den Brink, copiloto Rijk Mouw, mecânico Erik Kofman
N.º 511 IVECO Powerstar: piloto Mitchel van den Brink, copiloto Moises Torrallardona, mecânico Bert Jarno Van De Pol
“Ser parte ativa desse desafio incrível é uma grande honra e é muito emocionante”, disse Pierpaolo Biffali, vice-presidente de Engenharia de Produto da FPT Industrial. “Mas também nos proporciona o ambiente de teste ideal para experimentar novas soluções enfrentando as condições mais extremas do planeta, a fim de melhorar ainda mais a confiabilidade e a resistência dos motores usados pelos nossos clientes”.


Informações técnicas do CURSOR 13 (edição Rally Dakar 2023)
Nº de cilindros/válvulas: 6/4
Turbocompressor: Twin Scroll
Cilindrada [litros]: 12,88
Diâmetro x curso (mm): 135 x 150
Potência máxima [cv] > 1.000
Torque máximo [Nm] > 5.000
Peso seco [kg]: 1.150

FPT Industrial/Divulgação
FONTE: Divulgação
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA