Facchini

Meritor Brasil apresenta eixo tandem para operações com até 100 toneladas de PBTC

Meritor/Divulgação

Solução inovadora, o eixo tandem de simples velocidade traz maior capacidade de carga existente no portfólio de eixos da Meritor Brasil para transportes extra pesados

Google News
Líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain, a Meritor apresentou recentemente ao mercado brasileiro um novo eixo de simples redução com a maior capacidade de carga existente no mundo. Trata-se do inédito eixo tandem MT- 17X HE (High Efficiency) voltado para operações rodoviárias com até 100 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

O MT-17X HE integra a estratégia da companhia em implementar tecnologias de desenvolvimento dedicadas ao conceito Powerdense, ou seja, projetar componentes otimizados para atender tecnicamente as capacidades das aplicações dos nossos clientes, contribuindo com um produto mais robusto e, consequentemente, mais leve”, destaca Fabio Brandão, diretor de Engenharia e PMO da Meritor Brasil.

Disponível para aplicações 6x4 e 8x4 e contando com um novo sistema de engrenamento do diferencial (par de coroa e pinhão e engrenagens helicoidais), o novo eixo oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos (tandem de simples velocidade).


A nova solução também traz melhorias na instalação e interface de suspensão veicular, proporcionando um aumento da vida útil do sistema de cardan, além de mais tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento. Com todas as evoluções realizadas pela engenharia global da maior fabricante de eixos do mundo, o MT-17X HE traz aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo.
 
Não se trata mais de um projeto, estamos falando de um produto real e em produção, robusto e tecnológico que também recebeu avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance já vista na categoria tandem”, reforça o diretor. Ainda segundo Brandão, o MT-17X HE teve redução do nível de abastecimento de óleo, de 40 litros (padrão desta classe de eixos) para 25 litros neste novo desenho, envolvendo eixo anterior e posterior.

O sistema do diferencial do eixo, com maior capacidade de torque e potência, foi destaque no processo de modernização do MT-17X HE, contribuindo ainda com o conceito de motores que as montadoras trabalham atualmente. O novo eixo para extra pesados pode ser aplicado em motorizações de até 750 hp.
 

O novo eixo também traz como diferencial o uso exclusivo da carcaça fundida, o que proporciona o melhor design no pacote para a montagem da suspensão do veículo, trazendo flexibilidade, além otimizar o desenvolvimento do suporte para a instalação, bem como uma maior confiabilidade em aplicações mais severas.
 
O eixo tandem MT-17X HE traz ainda como opcional o sistema Meritor Detachable (capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6x4 para 4x2). Trata-se de solução inovadora para frotas que buscam melhorar as operações, reduzir custos de combustível e elevar a capacidade de carga útil.
 
O Detachable da líder na fabricação de eixos e sistemas de drivetrain é capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA