Facchini

Bridgestone lança plataforma tecnológica de monitoramento de pneus para o segmento de mineração

Bridgestone/Divulgação

Batizado de iTrack II, sistema integra soluções de gerenciamento da produtividade da frota através de dados coletados 24 horas por dia

Google News
Com o objetivo de proporcionar maior segurança, aumento de produtividade e redução de custos ao segmento de mineração, a Bridgestone apresentou ao mercado brasileiro neste mês a plataforma iTrack II, um sistema integrado para monitoramento de pneus de grande porte utilizados em caminhões e máquinas pesadas. A novidade faz parte da estratégia da companhia de aumentar o portfólio global de soluções de mobilidade sustentáveis.


Responsável por acompanhar de maneira remota a condição operacional de cada pneu, a plataforma monitora a temperatura e pressão de pneus em tempo real, garantindo mais segurança para toda a equipe e mais produtividade à frota. Os dados coletados também contribuem para o aumento da vida útil dos pneus, graças a possibilidade de identificação das necessidades de otimização na manutenção das pistas, sinalizando freadas e acelerações bruscas, proporcionando assim também uma maior preservação dos demais componentes do equipamento.

Além dessas funcionalidades, o iTrackII também conta com um recurso de de perímetro geográfico virtual (geofence) customizável, capaz de gerar alertas de velocidade e aceleração acima do limite permitido ou de projeto. 


Como fornecedora global de soluções, a Bridgestone criará valor além da performance dos pneus ao integrar dados de pneus e de mobilidade, contribuindo para o aumento da produtividade das operações de nossos clientes”, comenta Bruno da Silveira, Gerente Sênior de Vendas e Engenharia de Serviços, Mineração Off-the-Road da Bridgestone.

Atualmente o iTrack II já está presente em mais de 1300 equipamentos ao redor do mundo. Somente em 2020, a Bridgestone registrou um crescimento de 130% na quantidade de equipamentos em operações e dobrou a quantidade de clientes que optaram por utilizar o sistema para aumentar a sua produtividade com mais segurança.
Bridgestone/Divulgação


Como funciona o iTrack II
Um Hub de comunicação e armazenamento de dados é instalado na cabine do caminhão e sensores que fornecerão informações sobre os pneus são fixados no aro, dentro da câmara do pneu. Os dados coletados são transferidos para uma central de monitoramento 24h por dia. Como a plataforma é configurável, as equipes de segurança podem customizar alertas em tempo real sobre pressão e temperatura do pneu, velocidade e aceleração do caminhão. Estes alertas podem ser enviados por e-mail, WhatsApp ou até mesmo fazer uma ligação quando necessário. A visualização e análise das informações auxiliam a equipe da mina na tomada de decisão, gerando inúmeros benefícios como prolongar a vida útil dos pneus e caminhões, garantir mais segurança para a equipe e até mesmo contribuir com a produtividade da frota e redução de custos.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA