Facchini

Caminhões e Ônibus Volkswagen superam marca de 30 milhões de quilômetros rodados em testes

Centro de desenvolvimento da VWCO está sediado no Brasil - Foto: VWCO/Divulgação

VW Caminhões e Ônibus é capaz de realizar 300 diferentes tipos de testes inclusive sob condições extremas de operação

Google News
Tendo o Brasil como sede do centro de desenvolvimento, a Volkswagen Caminhões e Ônibus concentra nas ruas e estradas do país todos os testes de durabilidade dos veículos comerciais. Ao longo dos últimos 25 anos, quando inaugurou a unidade de pesquisa junto com a fábrica em Resende (RJ), já são mais de 30 milhões de quilômetros percorridos. A validação e certificação dos novos veículos, não se concentra apenas em vias públicas. Atualmente a marca realiza mais de 300 diferentes testes.


Altitude, clima, interferências eletromagnéticas, resistência à água ou colisões, exposição ao tempo, tipos de terreno, análises estruturais em bancada, entre outros. Cada novo projeto da marca passa por uma bateria específica de avaliações. Uma das novidades da VWCO para fazer frente às novas tendências da indústria é uma central específica para testes de software, com o aumento crescente da tecnologia embarcada nos caminhões e ônibus VW.

Temos um centro de excelência na nossa fábrica em Resende, de onde desenvolvemos, testamos e produzimos cada modelo nosso que vai chegar a um dos mais de 30 países em que estamos presentes. Contamos com uma equipe de especialistas com mais de 500 profissionais envolvidos nessa dinâmica para oferecer a melhor solução em custo-benefício ao nosso cliente”, reforça Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.


Inteligência de dados
A montadora de origem alemã também tem intensificado os investimentos em ferramentas e tecnologias que otimizam a coleta de dados durante os testes com os protótipos. Assim retroalimenta o sistema de desenvolvimento e torna mais eficientes os modelos matemáticos que embasam a criação de novos veículos e suas simulações virtuais. 

Em um lançamento recente, por exemplo, instalou mais de 300 pontos de monitoramento em protótipos com essa finalidade. Sensores e instrumentos especiais são instalados em todo o veículo, submetido às mais adversas condições de rodagem, seja em operação real, pistas especiais, estradas ou no campo de provas da VWCO, em Resende. 


Testes extremos
Para validar cada característica e componente, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também expõe os veículos a condições extremamente severas de operação. De altitudes de 5.200 metros – sem nada equivalente no Brasil – a temperaturas de -18°C ou até +50°C, nada fica de fora. Os veículos rodam até mesmo em neve para avaliar o comportamento em terrenos de baixo atrito e também são submetidos à imersão em água para simular tráfego em áreas de alagamento. 

No crash test, se comprova a segurança. No cab shake, a cabine é submetida a movimentos abruptos em teste de laboratório. É feita simulação de amassamento do habitáculo e até mesmo de basculamento. Cada veículo também passa por ensaios de envelhecimento térmico em câmara climática, que promove altas e baixas abruptas de temperatura e umidade. Tudo para aferir o padrão de qualidade, segurança, conforto e economia dos caminhões e ônibus Volkswagen.

VWCO também desta caminhões e ônibus em regiões com altitude elevada e incidência de neve - Foto: VWCO/Divulgação



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA