Facchini

Seis informações que você precisa saber sobre o Arla 32

Uso de Arla 32 em caminhões e ônibus é obrigatório desde 2012 - Foto: On Petro/Divulgação

Uso do Arla 32 também passa a ser obrigatório em picapes e comerciais leves movidos a diesel produzidos a partir deste ano; aditivo é responsável por reduzir a emissão de poluentes

Google News
Há 10 anos, o Brasil adotava o Proconve P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos. Automotores). Desde então, tornou-se obrigatório o uso do Agente Redutor Líquido Automotivo (Arla 32) em caminhões e ônibus movidos a diesel, afim de reduzir a emissão de poluentes.


Esse produto é um líquido composto de 32% de ureia de alta pureza em água desmineralizada e que é injetado diretamente no catalisador do veículo. Uma reação química entre o Arla e a fumaça residual do processo de combustão, o gás poluente é transformado em nitrogênio e eliminado na atmosfera como vapor”, explica Miguel Seabra Neto, técnico responsável pela produção do Arla 32 da distribuidora de combustíveis ON Petro.

Agora, com início da implementação do Proconve P8, a utilização do Arla 32 começa a deixar de ser uma exclusividade dos veículos pesados e também passar ser obrigatória em todos os veículos movidos diesel, como por exemplo, picapes e comerciais leves movidos a diesel. 


Entretanto, a ampliação do uso do aditivo vem acompanhada de uma série de dúvidas. Veja agora seis importantes informações que você precisar saber sobre o Arla 32:

1 – O Arla 32 faz mal à saúde?
O ARla 32 não é inflamável, tóxico ou nocivo ao meio ambiente. Em contatos breves com a pele, não causa irritação. Já no caso de contato repetitivo, é recomendável o uso de luva de PVC.

2 - Qual é o consumo desse produto?
O consumo de ARLA 32 é de aproximadamente 5% do volume consumido de diesel. Em geral, a capacidade do tanque deve ser suficiente para um reabastecimento a cada 3 ou 4 tanques de diesel. A necessidade de reabastecimento do ARLA 32 será indicada no painel do veículo.


3 - O que ocorre se acabar o ARLA 32 do tanque ou se for abastecido com produto errado?
Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder 25% ou 40% do seu torque até que o tanque seja abastecido corretamente. O motor só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas.

4 - Como armazenar o ARLA 32?
Em primeiro lugar, o Arla não pode ser misturado com nenhum outro componente, nem mesmo com água. Isso pode causar problemas como a perda de potência nos seus veículos. 

A exposição à luz solar também deve ser evitada, assim como o calor e o frio excessivo. Dessa forma, o componente deve ser mantido em temperaturas médias controladas.


5 – Qual é a validade do Arla 32?
Em temperaturas médias (de até 30°C), o Arla 32 tem validade de 12 meses. Se a temperatura média ficar entre 30°C e 35°C, esse prazo cai para 6 meses. A exposição do produto à luz solar por muito tempo também deve ser evitada.

6 - Onde comprar o ARLA 32?
É essencial comprar o ARLA 32 de um revendedor autorizado e de confiança. Soluções de baixa qualidade certamente não terão o mesmo desempenho de um produto original e poderão danificar o catalisador do sistema SCR.

Além disso, os prejuízos a um caminhão que usa produto clandestino podem girar em torno de R$ 20 mil, quando é necessário repor peças danificadas, de acordo com o Instituto Combustível Legal.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA