Facchini

Randon New R

Postos têm até sábado para acabarem com terceira casa decimal no preço dos combustíveis

Marcelo Camargo/Agência Brasil

ANP afirma que mudança não deverá gerar impactos no valor final dos preços dos combustíveis; medida busca tornar mais clara a precificação

Google News
Postos de combustíveis de todo o Brasil têm até o próximo sábado, 7 de maio, para alterarem a forma como o preço do diesel, do etanol e da gasolina são exibidos no painel de preços e nos visores das bombas abastecedoras.

De acordo com a Resolução ANP nº 858/2021 que entra em vigor na data, os preços deverão ser exibidos apenas com duas casas decimais, não mais com três. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a mudança tem como principal objetivo deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira.


A Agência lembra ainda que nas bombas, o terceiro dígito poderá ser mantido, desde que seja “zero” e fique travado no momento do abastecimento. Dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos. Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a ANP entende que não gerará dúvidas e o objetivo da regra, que é dar clareza aos consumidores, ficará mantido.  

Ainda segundo a ANP, não há impactos previstos no valor final dos preços dos combustíveis devido a essa mudança, pois ela não trará custos relevantes aos revendedores e nem restrições aos preços praticados.

Confira na íntegra a Resolução nº 858/2021: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA