Facchini

Randon New R

Magneti Marelli alerta para revisão do sistema de alimentação diesel

Magneti Marelli/Divulgação
Google News 
Os veículos comerciais, que são a base do modal de transportes no Brasil, são essenciais para economia do País, já que são responsáveis por abastecer toda a cadeia de produtos e serviços dos mais variados setores. Além do transporte rodoviário de cargas, os grandes centros urbanos estão repletos de veículos de entrega de pequeno porte e vans que transportam passageiros pelas ruas das cidades. Também é grande a frota de picapes e SUV’s por todo o território, tanto no campo como nas metrópoles. Todos estes veículos possuem uma característica em comum: são equipados com os “valentes” motores a diesel.

Para evitar interrupções no abastecimento de mercadorias, custos extras de reparação para os trabalhadores do transporte e, claro, para manter a segurança do condutor e de outras pessoas que circulam pelas rodovias, é essencial que as revisões desses veículos estejam em dia, o que também vai garantir que as emissões de gases desses veículos estejam dentro dos parâmetros permitidos pela legislação.

O sistema de alimentação está entre aqueles que devem receber atenção especial na manutenção, principalmente os bicos injetores, responsáveis por pulverizar o combustível na proporção e parâmetros adequados para o funcionamento do motor. Um sistema com a manutenção em dia garante menor consumo de combustível e de emissão de poluentes, respeitando os parâmetros estabelecidos pelo fabricante do veículo, resultando em economia para o dono do veículo.


Os bicos injetores são permanentemente solicitados durante o funcionamento do motor. A quantidade de combustível a ser injetada nos cilindros é calculada pelo sistema eletrônico do veículo, mas é a ponteira do bico injetor que assegura a pulverização do combustível no volume correto. Nos motores a diesel,  as condições de trabalho às quais o componente é submetido são muito severas, já que está diretamente em contato com a câmara de combustão – a região mais quente do motor e constantemente submetida a altas pressões.

Falhas no funcionamento do motor, perda de potência, marcha lenta irregular e dificuldades na hora da partida são algumas das causas que podem indicar falhas dos bicos injetores, muitas vezes relacionadas ao desgaste e/ou presença de impurezas e contaminantes nas ponteiras. Esses sinais, além de ruído excessivo no motor e emissão de fumaça preta, alertam para a necessidade de revisão do componente. Caso seja necessário fazer a substituição, é essencial usar produtos de qualidade como aqueles da Magneti Marelli.


A marca, especialista no fornecimento de produtos para os sistemas de alimentação de motores,  conta com um portfólio de aproximadamente 60 bicos injetores originais destinados a motores ciclo Otto (gasolina, etanol e flex) e 40 ponteiras para modelos diesel. Fabricadas na Itália, as ponteiras diesel são desenvolvidas de acordo com as especificações dos produtos genuínos e são produzidas sob rígidos controles de qualidade e através de processos que empregam as mais avançadas tecnologias, como o tratamento superficial DLC (Diamond-Like Carbon), que confere ao componente elevada resistência ao desgaste e, consequentemente, uma longa vida útil.

A marca também oferece ao mercado reparador os bicos injetores para ARLA (agente redutor líquido automotivo), necessários nos veículos a diesel que utilizam a tecnologia para controle da emissão de poluentes. O produto, que em diversas aplicações é original Magneti Marelli,  permite expressiva redução no custo da manutenção caso o problema seja apenas no bico injetor, pois o reparador não necessitará substituir todo o conjunto módulo dosador, que é o procedimento adotado pelas concessionárias.


Portfólio para veículos a diesel
As marcas Magneti Marelli e Cofap possuem um portfólio completo destinado à vans, utilitários, picapes e veículos pesados, que está em constante expansão, dada a sua importância e seu potencial de crescimento. Juntas, somam mais de 1800 códigos de produtos para aplicações em veículos a diesel no mercado de reposição.

Com o selo Magneti Marelli, são mais de 1.000 códigos de produtos. Além de ponteiras para bicos injetores e dosadores ARLA, também são oferecidos para o mercado de reposição velas aquecedoras, bombas elétricas, baterias, interruptores elétricos, pontes retificadoras, lâmpadas para faróis e lanternas, além de filtros de ar, óleo e combustível, válvulas de motor, válvulas termostáticas, radiadores, bombas de água, intercoolers, compressores, visco fans e aditivos de radiador.

Já com a marca Cofap são mais de 800 componentes entre amortecedores, kit e top kit suspensão, juntas homocinéticas, kit de reparo de juntas, bandejas de suspensão, molas helicoidais, feixes de mola e molas pneumáticas, bieletas, buchas e coxins, pivôs, barras e terminais, cubos de roda e pastilhas de freio.


Referência no mercado de reposição
As marcas Cofap e Magneti Marelli oferecem ao mercado mais de 70 famílias de produtos destinados às linhas leve, pesada a de duas rodas, que podem ser encontradas em todo território nacional graças à maior rede de distribuição do Brasil, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.

Além disso, também são referência de mercado no conceito de marketing de serviços no pós-venda, com equipe promocional própria, com técnicos e promotores experientes e altamente capacitados para atender todos os elos da cadeia de distribuição do setor de reposição, em nível nacional: Distribuidor, Revendedor, Aplicador e Consumidor Final.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA