Facchini

Clonagem: fique atento a nova técnica de roubo de cargas

Google News 
A cada ano os golpes ficam mais elaborados, atualmente o golpe que tem se destacado é o de clonagem, além do cartão de crédito e  Whatsapp.

Vamos entender como como funciona  esse golpe no segmento do transporte, para conseguir prevenir e não ser vítima deste golpe.

Por ser uma maneira mais ‘limpa’, sem usar de violência física para realizar o roubo da carga. Exige determinado grau de ousadia dos golpistas, se baseando somente de informações para conseguir realizar o golpe, se passando pelo motorista que realizaria o transporte da carga.

O golpista se caracteriza pelo criminoso para se passar por um determinado motorista, apresentando documento clonado, o motorista verdadeiro tem seus documentos extraviados.


Diante deste golpe é adotado medidas de segurança visando coibir as ações criminosas, a utilização de tecnologia auxilia neste processo, mas é necessário que os envolvidos busquem se certificar da identidade do motorista, medidas que auxiliam motoristas, transportadoras e embarcadores para não serem vítimas:

- Revise se o cadastro do motorista se apresenta pendências de saldo, entre em contato com motorista solicitando recibos de entrega, para verificar se está regularizado com as entregas.

- Confira as documentações no sistema, conferindo foto do motorista com a presença, verificação de números de telefone, para assim verificar a verdadeira identidade do motorista.

- É importante verificação destas informações, o registro de imagens auxilia na prevenção deste golpe.

- Quando estiver organizando uma ordem de frete é importante solicitar documentos referentes aos carregadores, solicite documentação do caminhão, implemento, comprovante de endereços, contatos de referência.


Dentro destas necessidades a Transvidal disponibiliza um sistema com uma grande base de dados de cada motorista, assim podendo utilizar como grande ferramenta de validação de motorista.

Através do sistema você consegue verificar dados cadastrais do motorista, com isso a autenticação de dados se torna acessível para que se possa validar e garantir que o frete será corretamente direcionado.

São pequenas práticas que podem auxiliar no dia a dia que trazem maior segurança para transporte de cargas, assim garantindo integridade e segurança.

A tecnologia atual disponível  além de auxiliar em agilidade de contatos também se torna uma ferramenta de segurança que garante maior confiabilidade nos processos.

ALERTACaso extravie um documento registre imediatamente um B.O. informando, é possível registrar boletim online caso não tenha como ir diretamente à delegacia.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA