Facchini

Caminhões Peterbilt ganham nova opção de transmissão automatizada de 18 velocidades

Peterbilt/Divulgação

Composta pelas versões TX-18 e TX-18 Pro, nova família de transmissões PACCAR TX passa a ser oferecida como opção para os modelos Peterbilt 567, 389 e 579

Google News
A Peterbilt Motors Company iniciou 2022 apresentando uma importante novidade ao mercado norte-americano de caminhões. A partir de agora, os modelos Peterbilt 567, 389 e 579 equipados com motores PACCAR MX, passam a contar com uma inédita opção de transmissão automatizada, trata-se da  família de transmissões automatizadas PACCAR TX (TX-18 e TX-18 Pro) de 18 velocidades.

Projetada exclusivamente para ser combinada com os motores PACCAR MX-11 e MX-13, as transmissões TX-18 buscam oferecer excelente produtividade, eficiência e alta disponibilidade operacional. Capaz de atender uma variedade de aplicações vocacionais, incluindo transporte pesado, a transmissão TX-18 quando combinada com o motor MX entrega até 1.850 lb. ft de torque.


A família de transmissões PACCAR TX-18 ainda se destacam pela carcaça de alumínio fundido de alta pressão, eixo de entrada reparável de peça única, engrenagem helicoidal, sistema de lubrificação de precisão, embreagem para serviços extremos e uma carcaça de embreagem integrada.

De acordo com a montadora norte-americana, a transmissão PACCAR TX-18 ainda pode ser configurada com um resfriador de transmissão opcional para mantê-la operando com eficiência em trabalhos mais exigentes. A transmissão possui ainda 4 calibrações específicas da aplicação e vem de fábrica com duas aberturas de tomada de força com capacidade combinada de 160 hp.


A caixa TX-18 possui excelente manobrabilidade em baixa velocidade com trocas rápidas e uniformes em todas as dezoito velocidades garantir uma experiência de condução suave. Um reverso de alta velocidade com até 6 velocidades configuráveis ​​está disponível no TX-18 Pro para aumentar a produtividade em aplicações exigentes. Já a presença de um shifter montado na haste de estilo automotivo com modos Drive, Neutral, Reverse e Manual garante que a operação do TX-18 seja simples e intuitiva.

“A integração das novas TX-18 e TX-18 Pro com a linha de motores MX da PACCAR aumenta ainda mais a capacidade da Peterbilt de fornecer aos nossos clientes o menor custo de propriedade e os caminhões de melhor desempenho do setor. Os ganhos em produtividade, eficiência, tempo de atividade e facilidade de uso para os motoristas tornam essas transmissões obrigatórias”, disse Jacob Montero, gerente geral de vendas da Peterbilt.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA