Scania realiza doação de caminhão para curso de formação de motoristas do SEST SENAT

SEST SENAT/Divulgação

Scania R 450 6x4 será empregado principalmente na formação e treinamento de novos motoristas no oeste do Estado de São Paulo, tendo como foco principal o setor sucroalcooleiro 

Google News
O SEST SENAT passou a contar neste mês com um importante reforço na formação de novos motoristas profissionais, trata-se de um Scania R 450 A6x4, ano 2017/2018. Fornecido pela própria Scania Latin America, a título de doação, o veículo de carga foi entregue na última quinta-feira, 24 de fevereiro, durante cerimônia na fábrica da marca em São Bernardo do Campo (SP).

De acordo com o SEST SENAT, o caminhão será utilizado na formação de condutores do projeto Escola de Motoristas Profissionais e para treinamentos específicos junto às empresas de transporte do Oeste Paulista. Havendo disponibilidade, será usado também por outras unidades operacionais da entidade na região. 


A iniciativa da montadora tem como principal objetivo, incrementar a preparação e capacitação de mão de obra para empresas do setor, sobretudo os profissionais que transportam cana-de-açúcar, principal cultura local. “É a nossa contribuição para o fomento da educação de profissionais fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, destacou durante a entrega do veículo, o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski. 

Para o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, foi gratificante estreitar o relacionamento da instituição com a Scania e conhecer as suas principais lideranças. “Somos os responsáveis pela qualificação dos profissionais que utilizam os produtos  da montadora e, por isso, precisamos desses equipamentos para treinar a mão de obra de uma forma adequada”, pontua o diretor, enfatizando que com a doação desse veículo Scania de última geração  a frota de caminhões da entidade  ganha um reforço que possibilitará um aumento do número de atendimentos.

De acordo com supervisor do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Luís Rafael Cardieri Marchesi, há uma deficiência de motoristas profissionais no mercado, tendo em vista que os Centros de Formação de Condutores se limitam apenas a formar e não a treinar os motoristas, ocasionando assim uma dificuldade para as empresas de transportes recrutarem condutores preparados.


“Nós, do SEST SENAT no estado de São Paulo e no Brasil, temos a Escola de Motoristas Profissionais onde são realizados treinamentos práticos em ônibus e caminhões, que aperfeiçoam e capacitam os condutores. Daí a importância de termos esses veículos, juntamente com os simuladores de direção já disponíveis em nossas Unidades, para formar profissionais aptos a atender o setor transportador”, explica Rafael. 

O presidente da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e vice-presidente do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Carlos Panzan, ressaltam que a doação do caminhão é muito importante para o setor transportador, que vem sofrendo com a escassez de mão de obra, principalmente de motoristas. “Precisamos qualificar da melhor forma possível os profissionais do volante e, nesse sentido, esse veículo será de grande valia”. 

Já para o gestor da Unidade Operacional de Assis, Erik Cabrini Abrão, a iniciativa da Scania vai possibilitar o desenvolvimento de treinamento e formação de motoristas para o setor canavieiro, que tem uma grande carência na contratação de motoristas. “Além disso, estamos prospectando um aumento de 50% do volume de atendimento da Escola de Motoristas”. 


Escola de Motoristas Profissionais
O projeto Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT tem como objetivo promover a capacitação e a atualização de condutores habilitados nas categorias D ou E.  A inciativa visa aumentar a empregabilidade, a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a segurança no trânsito. As aulas são teóricas e práticas, realizadas em simuladores, caminhão ou ônibus, e executadas por meio de manobras e circuitos de condução nas condições reais encontradas nas rodovias.  

Os cursos, gratuitos e alinhados às exigências do mercado de trabalho, são destinados aos motoristas do setor de cargas e de passageiros, maiores de 21 anos, com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, para motoristas do setor de passageiros; e na categoria E, para cargas. Além disso, os candidatos devem residir na área de abrangência da circunscrição regional de trânsito correspondente à Unidade Operacional do SEST SENAT na qual  deseja se inscrever.

SEST SENAT/Divulgação
Com informações: SEST SENAT

Postar um comentário

1 Comentários

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.