Facchini

Volvo apresenta novo recurso de segurança exclusivo para caminhões elétricos

Volvo/Divulgação

Batizado de Active Grip Control, novo recurso de segurança é capaz de aprimorar de maneira significativa a estabilidade, aceleração e frenagem em pistas com baixa aderência

Google News
Confiante no potencial dos caminhões elétricos e atenta ao crescente interesse do mercado pelas soluções, a Volvo Trucks segue investindo nos modelos e apresentando novas tecnologias e recursos de segurança. Destaque para o Active Grip Control, solução anunciada neste mês e responsável por melhorar significativamente a estabilidade, aceleração e frenagem, especialmente em pistas escorregadias.

Graças a resposta rápida dos motores elétricos, a inédita tecnologia Volvo, inicialmente disponível para os modelos elétricos, é capaz aprimorar instantaneamente o contato das rodas com o pavimento, eliminando de maneira proativa a patinagem.

Testes operacionais comprovam o potencial do Active Grip Control. Segundo a Volvo, em pistas escorregadias, um FH Electric equipado com o novo recurso, apresentou um ganho de 45% na aceleração em uma superfície de baixo atrito. 

“A melhora ao percorrer uma estrada escorregadia e de cascalho é realmente impressionante. Acredito que isso aumentará a produtividade, principalmente para nossos clientes de construção”, diz Anna Wrige Berling, Diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.


De acordo a montadora sueca, o inédito Active Grip Control também é capaz de reduzir de maneira considerável o risco de tombamento ou de "L" das combinações de veículos de carga. Destaca-se ainda o aprimoramento do sistema de frenagem, quando combinado com o sistema de regeneração de energia.

“Com o Active Grip Control, estamos dando aos nossos motoristas uma capacidade ainda maior de atravessar estradas e terrenos difíceis – mesmo durante as condições mais desafiadoras. Esta é uma função única que o Grupo Volvo tem protegido por patentes”, explica Anna Wrige Berling.

Ainda segundo a Volvo Trucks, o inédito recurso de segurança estará disponível para os caminhões pesados ​​Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX Electric, destinados às operações regionais de transporte e construção. Uma versão também será oferecida para os tradicionais modelos movidos a diesel e a gás (GNL).


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA