Facchini

BAS Mining apresenta nova geração de caminhões de mineração baseados no Volvo FMX

BAS Mining/Divulgação

Com capacidade de carga que varia de 45 a 56 toneladas, gigantes de mineração se destacam pelo amplo número de possibilidade de configuração e recursos opcionais

Google News
A BAS Mining, empresa holandesa especializada no desenvolvimento e adaptação de caminhões para aplicações fora-de-estrada, iniciou 2022 apresentando novidades. Destaque para uma nova geração de caminhões de mineração com trações 8x4 e 10x4.

Baseada na consagrada linha Volvo FMX, a nova gama estreia com a promessa de entregar maior capacidade de carga e segurança superior às operações mais desafiadoras, graças ao emprego de alta tecnologia e componentes mais leves e de alta resistência.


Segundo a BAS Mining, duas versões estão disponíveis para escolha dos clientes. O primeiro exemplar 8x4 conta com caçamba com capacidade para 24 m³ e até 45 toneladas de carga útil. Já a versão 10x4 com suspensor pneumático se destaca pela caçamba com capacidade para 31 m³ e até 56 toneladas de carga útil. Ambos os implementos são construídos com aço de alta resistência Hardox 450 e Hardox 500, que também reduzem de maneira significativa a tara. 

“A maior carga útil em comparação com caminhões basculantes convencionais, caminhões articulados e, de tamanho semelhante, ou caminhões rígidos, assegura um menor custo por tonelada em geral”, afirma Bas van Heertum, diretor da BAS Mining Trucks.

Ambas as versões contam ainda com maior espaçamento entre os eixos, característica que permite a adaptação de pneus maiores, velocidade máxima de 50 km/h e capacidade para operarem em rampas de até 15%. Destaca-se ainda a oferta de uma série de itens opcionais, como por exemplo, sistemas de câmeras integradas com uma central multimídia, balança embarcada, inclinômetro e sistema de telemetria BAS Fleet Connect.


Os novos caminhões de mineração BAS Mining contam ainda com um amplo número de opções de motorização, capazes de atenderem diferentes normas de emissões, sendo, Volvo D13A com potências de 440 cv a 520 cv (Euro 3), Volvo D13C com potências de 460 cv a 540 cv (Euro 5) e Volvo D13K com potências de 460 cv a 540 cv (Euro 6), em todos os casos combinadas com transmissão Powertronic PT2606.

A lista de atributos dos novos gigantes da mineração ainda é complementada pela oferta de um retarde hidráulico e por uma tecnologia de seleção automática do sistema de frenagem que será utilizado. 

BAS Mining/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA