Facchini

Randon New R

CONTRAN estabelece novo modelo para CNH a partir de 2022

CONTRAN/Divulgação

Novas cores, presença de quadro de categorias e inclusão de dois números de identificação estão entre as novidades do novo formato do documento

O ano de 2022 será marcado por mais mudanças no trânsito brasileiro, dentre elas, um novo modelo para a Carteira Nacional de Habilitação, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) através da Resolução nº 886, publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 23 de dezembro.

A partir de 1º de junho de 2022, data em que a Resolução entrará em vigor, as habilitações passarão a ser emitidas em meio físico e digital com um novo layout, trazendo consigo como principal diferencial, a predominância das cores verde e amarelo .

Outra grande novidade no novo formato das carteiras de habilitação está na presença de um quadro com ilustração dos automóveis e letras correspondentes a cada uma das categorias. Nos campos serão destacados em qual ou quais categoria cada condutor está habilitado. 


A lista de novas características da CNH ainda é complementada pela presença de dois números de identificação, sendo um nacional e outro estadual, e pelas letras "P", para motoristas que possuem permissão para dirigir, e "D" para os condutores que já possuem a habilitação definitiva.

Assim como na versão atual, a nova CNH brasileira seguirá contando com o QR Code no verso, responsável por armazenar todas as informações contidas nos dados variáveis do respectivo documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor. Também seguem mantidas as informações referentes às restrições médicas e exercício de atividade remunerada em campo específico.

Segundo o CONTRAN, a troca para o novo modelo de CNH ocorrerá de maneira gradativa, ou seja, durante os processos de renovação das habilitações, troca de categorias ou obtenção do documento. Com isso, o modelo atual seguirá vigente até a data informada em cada um dos documentos. 

Confira na íntegra a Resolução nº 886: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA