Facchini

PRF flagra quase 5 mil toneladas de excesso de carga em sete meses de fiscalização no Piauí

PRF/Divulgação

Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito

A Policia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta semana, o balanço das ações de fiscalização de caminhões no estado do Piauí, ao longo dos sete primeiros meses de 2021. Segundo a corporação, de janeiro a junho deste ano, foram lavrados 512 autos de infração por excesso de peso nas rodovias federais piauienses. O número expressivo corresponde a quase 5,0 mil toneladas de excesso de carga, 22,5 % a mais que no mesmo período de 2020, quantidade suficiente para carregar 330 caminhões de três eixos.

Segundo a PRF, O trabalho de fiscalização dos veículos de transporte de cargas tem o objetivo de coibir condutas irregulares na execução desse tipo de transporte e possíveis ilícitos criminais, contribuindo assim para a fluidez do trânsito, conservação do pavimento asfáltico e segurança dos usuários.


Hoje o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA