Facchini

Mercedes-Benz eActros é lançado oficialmente

Mercedes-Benz/Divulgação

Fabricação do modelo de produção em série do eActros começará no início do outono europeu de 2021 em Wörth am Rhein, na Alemanha

A Mercedes-Benz encerrou o primeiro semestre de 2021 celebrando um importante marco no transporte rodoviário de cargas mundial. Na última quarta-feira, 30 de junho, a montadora alemã realizou o lançamento oficial do eActros, primeiro caminhão elétrico de produção em série voltado para operações transporte pesado em serviços de distribuição.

“Temos que reconhecer que o transporte é uma parte do problema quando se trata de mudanças climáticas. Ao mesmo tempo, podemos e seremos parte da solução. Começamos com o nosso eActros, que percorreu mais de meio milhão de quilômetros em vias públicas”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Mercedes-Benz Trucks. Rådström está convencida do conceito e do potencial de mercado do eActros: “O eActros e seus serviços dedicados são um grande passo para a Mercedes-Benz Trucks e para os clientes rumo ao transporte livre de emissões de CO2.”

Apresentado pela primeira vez como conceito, durante a IAA 2016, em Hannover, o então inédito eActros carregava consigo a promessa de se tornar realidade em menos de uma década. Para isso, a Mercedes-Benz Trucks passou a realizar uma série de testes práticos com dez protótipos do eActros em parceria com clientes na Alemanha e outros países europeus, a partir de 2018. 

“O desenvolvimento do eActros teve foco na parceria com os clientes. Tudo o que aprendemos com a Frota de Inovação está agora sendo incorporado na produção em série. Em comparação com os protótipos, vários recursos como a autonomia, potência de acionamento e segurança foram consideravelmente aprimorados no modelo de produção em série", explica Andreas von Wallfeld, Chefe de Vendas & Marketing da Mercedes-Benz Trucks.


Agora, o Mercedes-Benz eActros estreia de fato no mercado europeu contando com uma unidade de propulsão composta por dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Ambos os motores proporcionam conforto de condução impressionante e grande dinâmica do veículo, enquanto a propulsão elétrica silenciosa e livre de emissões torna o modelo uma opção ideal para entregas noturnas, especialmente em centros urbanos que tenham restrição de circulação de veículos a diesel.

Ofertado em  versões com três ou quatro baterias, cada uma com uma capacidade de cerca de 105 kWh, o novo Mercedes-Benz eActros conta com uma capacidade máxima de 420 kWh, que garante uma autonomia de até 400 quilômetros. Com uma capacidade de carga de 160 kW, as três baterias precisam de um pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento quando conectadas a uma estação de recarga normal de 400A DC. “Assim, o eActros está perfeitamente equipado para suas operações diárias no transporte de distribuição quanto à disponibilidade e desempenho”, acrescenta von Wallfeld.

Mercedes-Benz/Divulgação
Assim como nos tradicionais modelos a diesel, a segurança também um ponto de grande destaque no inédito pesado elétrico. Prova disso é a presença de itens de série como o MirrorCam, o Side Guard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego) e a quinta geração do Active Brake Assist (ABA 5 – Assistente Ativo de Frenagem) com detecção de pedestres.

Para auxiliar as transportadoras a progredir, passo a passo, na mudança para a eletro mobilidade, a Mercedes-Benz Trucks incorporou o eActros em um sistema abrangente que inclui produtos de consultoria e serviços para os clientes e, possibilitando a melhor utilização possível do veículo, otimização dos custos totais e a criação de uma infraestrutura de recarga. Além disso, o caminhão elétrico apresenta um alto grau de digitalização e conectividade.

Segundo a Mercedes-Benz, a produção em série do inédito modelo elétrico está prevista para começar no outono de 2021 na maior fábrica de montagem de caminhões da marca, em Wörth am Rhein, Alemanha. Nos últimos meses, a planta vem passando por um intenso processo de preparação para se adequar aos novos processos de produção adotados, incluindo até mesmo a construção de uma nova linha de montagem. Inicialmente, o modelo de produção em série do eActros estará disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.

Mercedes-Benz/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA