DAF Caminhões
Facchini

DAF Caminhões

Multas por descumprimento do exame toxicológico periódico começam nesta semana

Shutterstock

Novos prazos para início da fiscalização foram estabelecidos em abril pelo CONTRAN

Motoristas habilitados nas categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico periódico (a cada 2 anos e 6 meses), devem ficar atentos ao início da aplicação de multas no valor de R$ 1.467,35, a partir de 1º de julho. O início da penalização dos condutores já estava previsto desde o dia 28 de abril, quando o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ampliou o prazo para os condutores se adequarem às novas exigências. 

De acordo com calendário estabelecido pela Deliberação nº 222, os condutores das categorias C, D e E, que possuem habilitações válidas entre março e junho deste ano, tem até a próxima quarta-feira (30) para realizarem o exame toxicológico periódico. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), cerca de 115 mil condutores dessa faixa, ainda não realizaram os exames toxicológicos periódicos.


Caso a exigência não se atendida, a partir de quinta-feira, 1º de julho, estarão sujeitos a uma série de penalizações cumulativas, como, infração gravíssima, punida com multa de R$ 1.467,35 (valor correspondente a cinco vezes), 7 pontos na carteira de habilitação e suspensão do direito de dirigir por 3 meses. Já o retorno do direito de dirigir estará condicionado à realização de novo exame com resultado negativo. A aplicação da penalidade poderá ocorrer tanto em fiscalizações de trânsito (blitz), como no momento de renovação da habilitação. 

Estabelecida pela Lei 14.071, que atualizou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a exigência do exame toxicológico periódico, impacta mais de 10 milhões de condutores com CNHs nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos.




Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA