Facchini

Multas por descumprimento do exame toxicológico periódico começam nesta semana

Shutterstock

Novos prazos para início da fiscalização foram estabelecidos em abril pelo CONTRAN

Motoristas habilitados nas categorias C, D e E que ainda não realizaram o exame toxicológico periódico (a cada 2 anos e 6 meses), devem ficar atentos ao início da aplicação de multas no valor de R$ 1.467,35, a partir de 1º de julho. O início da penalização dos condutores já estava previsto desde o dia 28 de abril, quando o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) ampliou o prazo para os condutores se adequarem às novas exigências. 

De acordo com calendário estabelecido pela Deliberação nº 222, os condutores das categorias C, D e E, que possuem habilitações válidas entre março e junho deste ano, tem até a próxima quarta-feira (30) para realizarem o exame toxicológico periódico. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX), cerca de 115 mil condutores dessa faixa, ainda não realizaram os exames toxicológicos periódicos.


Caso a exigência não se atendida, a partir de quinta-feira, 1º de julho, estarão sujeitos a uma série de penalizações cumulativas, como, infração gravíssima, punida com multa de R$ 1.467,35 (valor correspondente a cinco vezes), 7 pontos na carteira de habilitação e suspensão do direito de dirigir por 3 meses. Já o retorno do direito de dirigir estará condicionado à realização de novo exame com resultado negativo. A aplicação da penalidade poderá ocorrer tanto em fiscalizações de trânsito (blitz), como no momento de renovação da habilitação. 

Estabelecida pela Lei 14.071, que atualizou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a exigência do exame toxicológico periódico, impacta mais de 10 milhões de condutores com CNHs nas categorias C, D e E, com idade inferior a 70 anos.




NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA