Facchini

Roubos de cargas no Brasil caem 23% em 2020

Arquivo CNT

Queda no número de ocorrências é confirmado por levantamento da NTC&Logística

A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou nesta semana, o tradicional balanço de roubos de cargas no Brasil. Divulgado desde 1998, o relatório tem como base informações colhidas em fontes formais e informais.

De acordo com o levantamento da entidade, 14.159 ocorrências de roubos de cargas foram registradas no Brasil ao longo de 2020, queda de 23% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 18.382 casos. Entretanto, para a NTC&Logística os números ainda refletem um cenário preocupante. Somente em 2020, roubos de cargas causaram um prejuízo de R$ 1.2 bilhão ao transporte rodoviário de cargas.

“Desde 2017 onde tivemos o maior número de ocorrências desde que nossa área de segurança vem monitorando, estamos acompanhando uma redução, e isso é positivo, mas mesmo assim estamos falando de milhares de roubos em todo o Brasil, e a NTC, juntamente com os órgãos públicos e privados vão continuar trabalhando para que esses crimes não aconteçam mais”, afirma o presidente da entidade, Francisco Pelucio.

Para o assessor de segurança da entidade e responsável pelo levantamento, Coronel Paulo Roberto de Souza, a queda no número de ocorrências é resultado do alto investimento das empresas em tecnologias e medidas de segurança em suas operações, o que possibilita uma resposta muito mais rápida e ativa em relação às tentativas de delito, e, também, com o trabalho dos órgãos de segurança pública, que têm atuado com mais rigor no combate aos delitos de roubos de cargas.


“Os números do roubo de cargas no Brasil em 2020, reafirmam uma tendência de queda nesse delito ao longo dos três últimos anos. Isso se deve ao trabalho dos organismos policiais e aos grandes investimentos das transportadoras em tecnologias e processos de gerenciamento de riscos. Os números ainda são elevados, mas estamos no caminho certo no enfrentamento desse problema”, comenta Souza.

O levantamento da NTC&Logística também revela analisou os casos por regiões. Assim como nos anteriores, a região Sudeste continua sendo a mais afetada, concentrando 81,33% das ocorrências. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 8,89%; Nordeste, com 6,66%; Centro-Oeste, 1,91%; e, por último, a região Norte, com 1,21%.

Já as cargas mais visadas pelos criminosos em 2020 foram de gêneros alimentícios, cigarros, eletroeletrônicos, combustíveis, bebidas, artigos farmacêuticos, autopeças, defensivos agrícolas e têxteis e confecções.

Confira na íntegra o levantamento: CLIQUE AQUI

Com informações: NTC&Logística

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA