Facchini

Randon New R

Governo Bolsonaro inicia e entrega obra prometida para a Copa de 2014

DNIT/Divulgação
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, liberam, nesta segunda-feira (11), o tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó.  A estrutura integra o conjunto de obras em execução no Complexo Viário do Gancho do Igapó (BR-101/RN), projetadas para a Copa de 2014, mas que só foram iniciadas no atual governo.

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o empreendimento têm como objetivo promover melhorias na trafegabilidade e aumentar o conforto e segurança no principal corredor urbano de Natal, no qual circulam cerca de 50 mil veículos/dia, e que, atualmente, cruza em nível com a BR-101/406/RN.

Com a conclusão da primeira etapa de obras, não será mais necessário utilizar desvios para os fluxos de veículos que circulam nos sentidos: Ceará-Mirim – Centro de Natal, bem como no sentido Centro de Natal – Ceará-Mirim.

Já na segunda etapa de obras, as equipes do DNIT se concentrarão na conclusão da construção do sistema de drenagem complementar e na construção do Túnel Y, além de algumas estruturas complementares, incluindo passarelas, que vão proporcionar mais segurança aos pedestres. A conclusão dos serviços está prevista para 2022.


Importância da obra
As obras executadas pelo DNIT no Complexo Viário compreendem a adequação de capacidade da rodovia federal, com a construção do viaduto para o tráfego da BR-101/RN e de um túnel com dois ramos para o tráfego da Zona Norte. Também preveem a implantação de marginais de acesso ao comércio local e demais obras complementares, como as passarelas. Quando concluído, o Complexo Viário vai operar em três níveis distintos, o que possibilitará aos veículos realizar conversões sem a necessidade da implantação de semáforo.

O segmento que abrange a obra é um importante corredor urbano de deslocamento da Zona Norte de Natal, pois faz a ligação da capital potiguar com a BR-101/406/RN. A rodovia também possibilita a ligação da Região Metropolitana de Natal com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento de pessoas, de serviços e de turistas, fundamentais para o desenvolvimento do estado.

DNIT/Divulgação
Com informações:
DNIT
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA