Facchini

Gincana do Caminhoneiro chega ao Rio de Janeiro

GDC/Divulgação
Faltava o Rio de Janeiro para completar a passagem das comitivas da 29ª Gincana do Caminhoneiro pela região Sudeste! Ainda neste mês, a maior ação itinerante das estradas brasileiras fará sua estreia em solo carioca.

As cidades de Sapucaia e Resende foram escolhidas para sediarem, respectivamente, a 78ª e a 80ª etapas do circuito, viabilizado pelos postos Petrobras da Rede Siga Bem e pela IVECO, que se uniram para auxiliar o transportador rodoviário de cargas a vencer os desafios da profissão. A receptividade foi tanta que cerca de 9,3 mil estradeiros já passaram pelos atendimentos de saúde da ação itinerante e 20 deles já consideram a possibilidade de levar para casa um caminhão zero km da linha IVECO Tector por sua habilidade no volante.

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura -, a 29ª Gincana do Caminhoneiro estará em Sapucaia nos dias 23 e 24 de janeiro, no Posto 3 D (km 37 da BR 393) e em Resende, nos dias 28 e 29 de janeiro, no Posto Embaixador (Rod. Presidente Dutra, km 299).

Em cada etapa é montada uma infraestrutura com atendimentos de saúde, incluindo testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde de cada cidade). A iniciativa inclui a conscientização de manter condutas para evitar o contágio e disseminação do Coronavírus, como a necessidade contínua de máscaras (como usá-las e a maneira ideal de desinfecção), passando pelo hábito de lavar sempre as mãos e usar álcool gel, até a importância da higienização da cabine do caminhão.

Afinal, diante da pandemia, o caminhoneiro precisa ter cuidados também com seu ‘instrumento de trabalho’. Por isso, após passar pelo circuito de saúde, ele será convidado a ir para a pista da arena da GDC, onde instrutores darão uma aula prática de higienização da cabine do caminhão, demonstrando a importância da desinfecção de pontos da boleia (maçaneta, volante, marcha, retrovisor, por exemplo), que estão mais sujeitos à contaminação.


Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade no volante no percurso do slalom, desviando dos cones e procurando chegar no menor tempo possível, sem velocidade, mas com destreza.

Os motoristas que tiverem as melhores performances em Sapucaia e Resende estarão classificado para a quinta semifinal da temporada, que acontecerá no dia 13 de março, em Fazenda Rio Grande/PR. Na ocasião, os 18 classificados na 73ª a 90ª etapa estarão reunidos para disputar cinco vagas para a grande final, que premiará o vencedor com um caminhão IVECO Tector zero km.

A participação nas ações da 29ª Gincana do Caminhoneiro é gratuita, sendo necessário apenas apresentar CNH categorias C, D ou E. Para efeito de classificação, o participante do teste de habilidade deve ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, é necessário apresentar comprovante de consumo de R$ 500 em abastecimento feito no posto sede da etapa ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.

Serviço
A 78ª etapa acontece dias 23 e 24 de janeiro, no Posto 3 D (km 37 da BR 393), em Sapucaia/RJ.

A 80ª etapa acontece nos dias 28 e 29 de janeiro, no Posto Embaixador (Rod. Presidente Dutra, km 299), em Resende/RJ.

O horário das etapas é das 8h às 18h. E, para não gerar aglomeração, haverá um limite seguro de participação para não formar filas. Isso pode fazer com que as inscrições sejam encerradas antecipadamente.

FONTE: GDC

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA