Facchini

Randon New R

Foton apresenta ao Brasil nova geração de caminhões urbanos Aumark S

Foton/Divulgação
Confiante no mercado brasileiro de veículos comerciais, a Foton acaba de apresentar ao país uma nova geração de caminhões leves e médios. Batizada de Família Aumark S e composta pelos modelos Citytruck 6.5-15, Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16, a nova linha chega ao Brasil trazendo de série elevados conceitos de segurança, desempenho e conforto.

“Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comenta Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil. 

Segundo o executivo, “há uma boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos”. Lançados na China em 2018, a linha Aumark S já conta com cerca de 280 mil unidades vendidas por lá.

Trem-de-força
Para garantir a máxima durabilidade e resistência aos clientes, os novos caminhões Foton seguem mantendo a harmoniosa combinação entre motorização Cummins e transmissão ZF, que asseguram otimização do consumo, reduzidos níveis de emissões e atende as normas Proconve P7.

Segundo a montadora chinesa, a versão Citytruck 6.5-15 conta com o motor Cummins ISF 2.8 L de 150 cavalos de potência e torque de 360 Nm, combinado com a transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive. Já os modelos  Citytruck 9-16 e Citytruck 11-16 é equipado com motor Cummins ISF 3.8 L de 156 cavalos de potência e torque de 500 Nm, acolplado à transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com Overdrive. Os caminhões também contam com janela para tomada de força (PTO).

Os três novos modelos Foton da Família Aumark S também contam com sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR. Além disso, estreiam como os únicos da categoria com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade, sendo, 120 litros de diesel para o modelo Citytruck 6.5-15, 160 litros para versão 9-16 e 200 litros para o modelo 11-16. 

Capacidade técnica
Foton/Divulgação
O Foton Aumark S Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 6.660 quilos, enquanto o Foton Aumark S Citytruck 9-16 é de 8.850 quilos. Já o Foton Aumark S Citytruck 11-16 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 11 mil quilos

Segurança
A nova Família Aumark S chega ao Brasil trazendo de série o que há de melhor em recursos de segurança. Destaque para o sistema de freios a ar WABCO, freio motor, sistemas de segurança ativa também WABCO, como freios ABS e EBD (Eletronic Brake Force Distribution), além de DRL (Daytime Running Light) em LED.

Os novos caminhões também apresentam sistema de segurança passiva que atendem aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29), para casos de colisões em geral. 


Design 
Foton/Divulgação
Inspirado nos estudos da própria Foton sobre os caminhões urbanos do futuro, a nova família Aumark S chega ao Brasil trazendo um design arrojado que valoriza conceitos como aerodinâmica, leveza, fluidez e elegância, além de aproximar os novos veículos comerciais urbanos dos automóveis de passeio, ao oferecer aos motoristas uma experiência e sensação semelhantes de conforto ao dirigir.

Os modelos estreiam com duas opções de cabine, ambas com defletores de série, item fundamental para aprimorar a aerodinâmica, especialmente quando implementados com baús.

Com foco no aumento da produtividade, os designers da Foton se preocuparam em ampliar o espaço interno das cabines da nova geração dos caminhões Aumark S. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e os Citytruck  9-16 e 11-16 tem largura interna de 1.880 mm.

De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas, atendendo a cada necessidade.  A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central  das cabines a medida é de 1.480 mm. 

As novas cabines se destacam ainda pela construção em aço de alta resistência, com novos processos de pintura que garantem maior aderência e resistência a intempéries

Interior
Foton/Divulgação
Conforto, luxo e tecnologia são características marcantes no interior da nova geração de caminhões urbanos Aumark S. Além do revestimento interno em cores creme claro e escuro, composto por materiais de alta qualidade, resistência e fácil limpeza, os modelos também contam com bancos com excelente ergonomia e regulagens longitudinal e de inclinação.

Já a comodidade e conforto do motorista no dia a dia, ficam a cargo do volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, além de uma central multimídia MP5 que oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular.

Os modelos trazem ainda um painel inteligente que auxilia e alerta o motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada da transmissão, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução. Vidros e travas elétricas completam a lista de atributos.

Vendas
Inicialmente importados da China, os novos caminhões Foton que compõem a Família Aumark S estão disponíveis nas cores branca, azul, vermelha, prata e preta. Já o preço sugerido para cada modelo é de: 

Foton Aumark S Citytruck 6.5-15: R$ 177 mil reais
Foton Aumark S Citytruck 9-16: Modelo ainda não disponível
Foton Aumark S Citytruck 11-16: R$ 199 mil reais

A marca também oferece garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro, com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

Foton/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA