Facchini

Volvo inicia venda de caminhões elétricos na América do Norte

Volvo Trucks/Divulgação
Confiante no potencial dos veículos elétricos, a Volvo segue investindo no desenvolvimento e comercialização destes modelos em diferentes regiões do mundo. Pouco tempo depois de confirmar o início das vendas de uma gama completa de caminhões elétricos na Europa a partir de 2021, a divisão norte-americana da marca anuncia agora a comercialização do Volvo VNR Electric.

Com produção prevista para 2021, o modelo projetado para aplicações de distribuição regional conta com  motores com potência equivalente a 455 hp, alimentados por baterias de íon-lítio de 264 kWh, com possibilidade de recarga de 80% em apenas 70 minutos, o suficiente para uma autonomia de até 240 km, dependendo da configuração do caminhão. A presença de um sistema regenerativo de energia a partir dos freios e o nível zero de ruído, característica que traz mais conforto para os motoristas e contribui para reduzir o impacto sonoro da operação de transporte, completam a lista de atributos do novo Volvo elétrico.

“O lançamento do VNR Electric é nossa resposta a uma necessidade concreta de nossos clientes em toda América do Norte, que está para além de fornecer um caminhão para teste-piloto, mas sim uma solução que contemple todo o ciclo de vida do veículo”, afirma Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “ Nosso modelo de negócio avalia tudo o que veículo de carga elétrico precisa para uma operação viável. Nós trabalhamos de forma conjunta com nossos clientes num planejamento que, além do veículo, envolve um amplo sistema de suporte”, acrescenta.


De acordo com a divisão norte-americana da marca, o novo VNR Electric terá um papel fundamental na redução significativa das emissões e no alcance dos objetivos ambiciosos de sustentabilidade dos frotistas. “Em todo o planeta a Volvo está liderando a corrida da eletrificação. Ao introduzir uma linha robusta de caminhões 100% elétricos na Europa e na América do Norte estamos cumprindo nosso compromisso de ditar o rumo de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável”, diz Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

A chegada do Volvo VNR Electric ao mercado norte-americano é resultado de parcerias estratégicas e participação em projetos inovadores de validação. “Para nós esta é uma oportunidade de criar algo complemente novo e transformador. É impressionante ver o que está sendo feito junto a nossos parceiros nesta jornada na América do Norte. Estamos muito orgulhosos dessa colaboração”, assegura Roger Alm.

Volvo Trucks/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA