Facchini

PRF deflagra operações para repressão aos crimes ambientais em Mato Grosso

Agência PRF/Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou duas Operações de combate aos crimes ambientais, ocorridas em Comodoro, entre os dias 29 de setembro e 05 de outubro e, em Sorriso nos dias 05 e 06 de outubro, nomeadas respectivamente como Madeira de Lei II e Madeira de Lei III.

Em Comodoro, o efetivo empregado foi de 13 PRFs e 2 servidores do INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso). Ao todo foram fiscalizados 471 veículos e apreendidos 924,76 m³ de produto florestal ilegal, além de ocorrências envolvendo ARLA, sendo elaborados 47 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Em Sorriso, as ações contaram com o efetivo de 5 PRFs e 26 militares do Exército Brasileiro, não sendo registradas ocorrências de crime ambiental, mas uma prisão por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, uma ocorrência de excesso de peso de mais de 4 toneladas e uma prisão por embriaguez ao volante, em um total de 55 veículos fiscalizados.


O Estado de Mato Grosso vem se destacando nas ações de combate aos crimes ambientais, principalmente transporte irregular de produto florestal, sendo apreendidos mais de 8.700 m³ de madeira ilegal desde o início do ano, até a data de 05 de outubro.

Somando-se as Operações de combate aos crimes ambientais, na terça-feira (06), o Superintendente da PRF, em Mato Grosso, visitou madeireiras e realizou sobrevoos em áreas estratégicas, fiscalizando e mapeando pontos para futuras atuações de repressão ao desmatamento ilegal.

Essas ações vão ao encontro do direito garantido na constituição de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA