Facchini

Randon New R

Lontano Transportes reduz custos operacionais com pneus inteligentes Continental

Continental/Divulgação
Há um ano, em parceria com a Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, a Lontano Transportes iniciou a implementação do projeto de monitoramento digital dos pneus da frota de caminhões. Hoje, 1.000 pneus inteligentes iTire (equipados com sensores internos), estão em operação na empresa.

Instalados na parte interna do pneu, os sensores desenvolvidos pela Continental facilitam a medição da pressão e tornam as ações corretivas mais ágeis e precisas. Com a pressão correta, ele têm sua vida útil prolongada e o consumo de combustível é reduzido, assim como as emissões de CO₂ na atmosfera.

“Utilizamos os pneus da Continental há mais de dez anos. Nossas operações empregam, em sua maioria, veículos pesados com nove eixos. Isso leva o pneu ao limite, exigindo que ele seja capaz de entregar dirigibilidade, segurança e confiabilidade para não comprometer a eficiência da operação”, explica Luiz Gustavo Dall'Agnol, diretor da Lontano Transportes. Atualmente a empresa consome, em média, 4 mil pneus por ano.

Além dos pneus conectados, a solução digital da Continental Pneus em uso na Lontano também conta com o Conti Yard Reader, uma antena responsável pela leitura automática da pressão e da temperatura dos pneus inteligentes sempre que os veículos retornam aos três pátios da transportadora. Os dados coletados são enviados ao Conti Connect, um portal online que possibilita o acompanhamento e administração das informações a partir do acesso de qualquer computador ou celular. O Conti Connect também permite, a geração de relatórios que apresentam o cenário real de pressão e temperatura de todos os pneus conectados que compõem a frota.


Ainda segundo Rafael Figueiredo, especialista de produto da Continental, um dos principais objetivos desta solução digital é colaborar para um menor custo operacional total. “A visão precisa das  condições em que os pneus de uma frota estão rodando se reflete diretamente em uma redução desse custo, seja por meio de uma maior economia de combustível pela rodagem sempre com a pressão correta, seja pelo aumento da vida útil dos pneus ou mesmo pela redução no tempo em que os veículos ficam parados para a manutenção”, pondera.

“Hoje, nossos pneus rodam cerca de 400 mil km em vida carcaça. Nosso objetivo com a solução digital da Continental é aumentar em 5% a lucratividade do veículo. Tentamos utilizar sem sucesso no passado outras ferramentas, mas essa se mostrou mais objetiva, eficiente e de fácil utilização. Notamos que desde a sua adoção os motoristas passaram a ficar mais atentos ao desempenho do caminhão, o que nos auxiliou em uma redução de custos não apenas de combustível, mas de peças. O tempo de realização do monitoramento também caiu drasticamente, aumentando a disponibilidade do caminhão. Menos tempo na borracharia e mais tempo na estrada significam maior rentabilidade”, conclui o diretor da Lontano Transportes, que planeja calçar toda a frota da empresa com pneus inteligentes até o final de 2021.

Com dez anos de especialização no transporte rodoviário de cargas líquidas e secas em todo território nacional, em particular de grãos e fertilizantes, a Lontano Transportes conta com uma frota de 400 conjuntos de caminhões entre bitrens, rodotrens (graneleiros e basculantes) e bitanques, com idade média de três anos e rastreamento integrado. A empresa também possui três bases para atendimento aos clientes: Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT) e Sinop (MT). 

Continental/Divulgação
TEXTO:
Lucas Duarte
Com informações: Continental

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA