Facchini

Randon New R

Petrobras reduz o preço do óleo diesel em 6%

IVECO/Divulgação
Após sete aumentos consecutivos ao longo dos últimos meses, a Petrobras voltou a reduzir o preço do óleo diesel nas refinarias de todo o país. Somente em 2020, o combustível já acumula 19 reajustes, sendo sete aumentos e doze reduções de preços.

De acordo com a petroleira, à 0h desta quinta-feira, 3 de setembro, entrou em vigor uma redução média de 6% no preço do litro de óleo diesel, passando para R$ 1,7111 nas refinarias de todo o país

A redução acontece em virtude da combinação entre a queda do dólar e a estabilização dos preços do barril do petróleo no mercado internacional. Com isso, a estatal segue cumprindo com a política de preços com base na paridade internacional. Destaca-se ainda um aumento na demanda pelo combustível no país.


“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, explica a estatal.

Preço nas bombas
A decisão de reduzir ou não o preço do óleo diesel nas bombas, após o novo reajuste promovido pela Petrobras, dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA